Os cuidados com o acabamento de obras

Luciene Araujo
acabamento de obras atenção aos detalhes

Foto: Freepik

Acabamento de obras: você sabe como funciona essa importante etapa da construção civil?

O processo de construção de um imóvel tem diversas fases. E, cada uma delas, com suas dificuldades. Por isso, é essencial um planejamento bem feito, objetivo para cada etapa da obra. No entanto, um acabamento bem feito pode  valorizar o imóvel.

Acabamento de obras

Na fase final, após toda a estrutura básica e as instalações elétrica e hidráulica terem sido finalizadas, vem a hora do toque final do projeto. O acabamento de obras é responsável por toda funcionalidade, estética e todo o conforto dos ambientes.

Portanto é preciso ter muita atenção a quesito como pintura, pisos, portas e janelas, revestimentos. “Vale destacar que, embora seja comum entender o acabamento como a fase final da obra, há casos que demandam trabalhos adicionais, dependendo das especificidades daquele projeto”,  aponta a  engenheira, Camila Vasconcelos.

Erros

Os erros de orçamento podem acarretar atraso na entrega ou mesmo paralisar uma obra. Mas também podem obrigar a construtora a escolher acabamentos aquém do que foi pensado inicialmente.

A engenheira Camila destaca que é muito importante realizar um projeto respeitando a condição do contratante. “E principalmente estruturando um orçamento bem feito”, aponta.

A professo aposentada Carmem de Assis Loureiro sabe bem a dor de cabeça que isso pode acarretar. “Nós idealizamos um projeto que tinha um custo muito maior do que poderíamos gastar. Estruturamos um lago japonês na área externa, gastamos muito com a estrutura. E quando fomos comprar o acabamento que sonhamos, vimos que seria impossível para nossos bolsos”, contou a professora.

Mulheres na obra

acabamento de obra

Foto: Freepik

Para garantir um bom acabamento é essencial que a preparação das superfícies seja feita de forma correta. Bem como muita atenção nos detalhes.

Por isso, as características do gênero feminino têm contribuído para que mais e mais mulheres ingressem na construção civil.

E, o nível de detalhe e os cuidados ao manusear os equipamentos fazem com que as mulheres sejam mais solicitadas que os homens para algumas atividades.

“Não falta trabalho pra mulheres, porque são detalhistas, especialmente com o acabamento”, garante a engenheira Camila.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.