Procura por drywall é destaque em obras

Letícia Vieira

Foto: Freepik

A procura por drywall na construção civil não tem sido pequena. Na verdade, esse elemento importante em qualquer obra está na lista dos materiais mais demandados atualmente no mercado.

Ele funciona como um sistema de paredes internas ou tetos que utiliza placas de gesso acartonado fixadas em uma estrutura de aço galvanizado. Rápido e fácil de instalar, além de ser resistente e durável. Essas razões já justificariam o crescimento da demanda. Mas, há muitos outras vantagens.

Procura por drywall

procura por drywaal cresce no mercado

Instalação de drywall em parede. Foto: Equiloc Equipamentos

Além disso, esse sistema também oferece um bom isolamento acústico e térmico. E ainda pode ser facilmente personalizado com diferentes acabamentos, como pintura, papel de parede ou texturas, explica a arquiteta Francielly de Souza Velten Santiago.

A arquiteta informa que a técnica pode substituir normalmente as paredes tradicionais, sem o risco de queda. “Desde que sejam paredes de vedação (divisórias de ambientes) podem, sim, substituir as paredes que costumamos ver”.

No entanto, Francielly destaca que não funciona como um sistema estrutural. “Para substituir a alvenaria estrutural, o ideal seria o Steel Frame, que utiliza perfis de aço galvanizado para construir as paredes e as estruturas da casa”, diz.

Instalações

Parede em curca feita de drywall. Foto: Placo

Francielly pontua que o diferencial do drywall é a leveza, praticidade na instalação, além da velocidade executiva, economia no emassamento e pintura, e facilidade de instalação elétrica e hidráulica. “Laudos técnicos comprovaram a eficiência térmica e acústica do material”, ressalta.

As instalações também são fáceis, desde que sejam feitas por profissionais qualificados, segundo a arquiteta. Além da exigência de material e ferramentas adequadas, o sistema se torna eficiente desde que respeitada as normas técnicas de produtos e instalação.

“Para isso, é necessário um profissional qualificado em todas as etapas, que atue desde a produção e especificação correta da chapa ideal para cada projeto, bem como o profissional qualificado que fará a montagem adequada dos produtos”.

Os profissionais de acabamentos também devem conhecer o sistema para fazer corretamente o emassamento e a pintura”, explica.

Projeto nota 10

O drywall é um eficiente material para isolamento acústico. Foto: Freepik

Para evitar problemas com a acústica do apartamento do vizinho, o policial militar Ety Ribeiro chegou a inserir vidro para separar os quintais, cujos apartamentos possuem um pequeno quintal, mas não funcionou. A solução veio quando uma loja de produtos arquitetônicos o indicou as paredes de drywall.

Ele estava muito incomodado com o barulho e foi orientado a utilizar o sistema com esta finalidade. Ribeiro garante que  e foi a melhor aquisição. Simplesmente resolveu meu problema, resultado excelente. Foram utilizados dentro da estrutura, que isolou quase por completo o som. Foi a melhor solução”, afirma.

Devido a facilidade de instalação e retirada, o drywall resolveu um problema que poderia surgir futuramente. “Nesta parede de divisão com o apartamento do meu vizinho não era possível construir o restante do muro em alvenaria, pois nele passa a mangueira de gás”, conta Ribeiro.

Assim, “tornaria inviável diante de uma futura manutenção no sistema. Mas com a técnica, quando forem realizadas manutenções, será bem simples para expôr as mangueiras de gás”, complementa.

Quem também “comprou a ideia” foi o engenheiro mecânico Adair Oliveira, que aderiu ao drywall e, segundo ele, não se arrependeu. “A instalação é muito rápida, além de ser uma obra limpa. Não tem aquela sujeira quando comparado com sistema de gesso plaquinha”, diz.

Para ele, esse é o melhor método de instalação de paredes. “Quando feito por um bom profissional, o sistema é muito vantajoso, tanto em relação ao custo quanto ao prazo de entrega”, finaliza Adair.

Vantagens

Entre as vantagens que rwm feito aumentar a procura por drywall, destaca-se:

  • Rapidez na instalação
  • Obra limpa, com pouco resíduo.
  • Sistema leve, diminuindo assim a carga sobre as edificações.
  • Facilidade de alteração de layout.
  • Fundo homogêneo facilitando o emassamento e a pintura.
  • Utilize em todos os locais cobertos que necessitam de paredes, forros ou revestimentos.
  • Use a placa ST para fazer divisórias de ambientes de área secas, ou revestir alvenaria existentes.
  • Use a chapa RU (verde) para construir banheiros, cozinhas, e forros que receberão revestimentos ou precisam de uma resistência maior a umidade.
  • Use a chapa RF (rosa) para confeccionar paredes, além de revestir áreas que precisam de resistência maior ao fogo.

Desvantagens

Em contrapartida, a desvantagem está o custo do metro quadrado do produto. Hoje, esse valor ainda é um pouco mais elevado que o da alvenaria. Isso porque o processo para fabricação do produto é todo industrializado.

 

Por Letícia Vieira, Aline Pagotto e Luciene Araujo

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.