O que não pode faltar no projeto da cozinha?

Aline Pagotto

Foto: Freepik

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é nela que preparamos nossas refeições e onde, muitas das vezes, acaba se tornando um local de convivência entre família e amigos que se reúnem para cozinhar e conversar.

O que não pode faltar em uma cozinha, segundo a arquiteta Bruna Souza, é a funcionalidade. “Cada cozinha tem sua particularidade, por isso é importante saber quais são as suas necessidades, com qual frequência você costuma utilizá-la. Investir em bons materiais tanto em acabamentos quanto eletrodomésticos são essenciais para a durabilidade do projeto, assim como prever o número adequado de pontos elétricos, uma boa iluminação, afinal precisa-se ter atenção à higienização e ao preparo dos alimentos”, diz.

Além disso, a tecnologia tem sido uma forte aliada neste cômodo da casa. A arquiteta pontua que o ambiente pode ficar ainda melhor com tecnologia, como eletrodomésticos inteligentes.

“Com o auxílio da tecnologia podemos deixar o ambiente ainda mais prático, funcional e até mesmo mais elegante. Entretanto, é importante estudar quais aparelhos vão, de fato, atender a sua necessidade e se os mesmos estão na proporção correta para sua cozinha, principalmente quando a marcenaria da cozinha já está pronta e você quer apenas trocar um eletro. Seguir as recomendações do fabricante é importante para evitar complicações futuras”, recomenda Bruna.

A arquiteta Bruna Souza crédito: Arquivo Pessoal

Outros elementos

Utilizar portas de abrir em armários aéreos costumam ser mais práticos, conforme explica a arquiteta.

“Pode escolher armários basculantes desde que se atente a altura que a porta fica após abri-la ou se o usuário pode investir em ferragens que auxiliem no fechamento desta porta. Deve-se também deixar a profundidade desse armário aéreo menor que o debaixo da bancada para que você não bata a cabeça”, explica ela.

Armários planejados

Bruna afirma que a marcenaria planejada auxilia na funcionalidade da sua cozinha. Como cada cozinha tem sua particularidade, portanto, pensar em cada parte dela faz com que você ganhe mais espaço, organização e praticidade no dia a dia.

“Algumas estratégias podem ser adotadas para essa finalidade, como usar gavetas abaixo da bancada para visualizar os utensílios e pegar de uma forma mais prática, sem ter que se abaixar. Espaços separados para cada finalidade como porta temperos, porta panos, auxiliam na organização e otimizam o espaço”, afirma a arquiteta.

Seguindo esse conceito, a técnica em edificações Luana Souza procura sempre deixar a cozinha organizada com espaço para guardar eletrodomésticos que ocupam mais espaço como panela elétrica, batedeira, air fryer entre outros. Ela garante que a cozinha fica mais espaçosa.

“Pelo menos é a impressão que tenho. Como fica tudo “embutido”, a sensação é que os armários tem profundidade e deixam a minha cozinha ainda maior. Além disso, eles são fáceis de limpar e não correm o risco de quebrar”, conclui Luana.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.