Funcionalidade e beleza nos projetos de quartos infantis

Aline Pagotto

Foto: Hugo Boniolo

Um espaço lúdico, que desenvolva a criatividade da criança, e que ela ainda possa descansar é o lugar ideal para ela estar. E por que não ter tudo isso no próprio quarto? Segundo a designer de interiores Fabiana Tonini, o projeto do quarto infantil influencia diretamente no cotidiano e no bem-estar dos pequenos.

“Na hora de projetar o quarto infantil é necessário pensar não só na decoração, mas também na funcionalidade, praticidade e circulação das crianças, pois vai muito além de um espaço para dormir, mas que estimule a criatividade, influenciando o aprendizado, a autonomia e o avanço das habilidades motoras e cognitivas”, explica a especialista.

A designer de interiores Fabiana Tonini. Foto: Hugo Boniolo

Fabiana pontua que é necessário separar os lugares na decoração para que ela fique bem bonita. “É importante reservar um espaço no quarto para a criança ler, estudar e desenhar. E outro ambiente em que ela possa brincar, se divertir e ter lazer. Então investir em mesas e cadeiras que acompanhem o crescimento dos pequenos”, afirma ela.

Decoração

Que criança faz bagunça, isso já sabemos. Mas é importante adotar algumas medidas para manter a organização. “invista em prateleiras, nichos e caixas organizadoras. Mas elas precisam estar em altura adequada para que os pequenos tenham autonomia para guardar suas coisas”, frisa.

Também vale ousar da decoração. Fabiana elenca algumas possibilidades. “Algumas dicas como tapetes, paredes com estampas divertidas e personalizadas, nichos e prateleiras para brinquedos, tecidos com diferentes padronagens, pontos focais com cores ou papel de parede, e outras coisas, deixam o quarto lindo e bem planejado”, conclui ela.

Quarto funcional

Há 2 anos, a empresária Bárbara Ewald pensou em reformar um quarto de bebê e contratou um escritório de arquitetura para isso. E, segundo ela, foi um resultado incrível.

“Conseguiu atingir todas as expectativas de beleza que minha filha tinha idealizado e toda funcionalidade que eu precisava dentro do ambiente. Não teria conseguido colocar tudo o que ela queria no quarto de forma harmônica, como arco-íris, cama casinha, bolinhas… E o quarto ficou perfeito!”, conta ela.

Bárbara acredita que a contratação de um profissional de arquitetura e design de interiores é fundamental e vai muito além da beleza e estética do ambiente.

“Acredito que um profissional de arquitetura seja um investimento na realização de qualquer ambiente – e porque não no quarto dos nossos filhos? Que são as pessoas mais importantes da nossa vida? Às vezes, o barato pode sair caro não contratando um profissional, tentando fazer as escolhas individualmente – enquanto um profissional te auxilia até mesmo a fazer as melhores escolhas dentro do investimento total que temos em mente.  De forma que o investimento se paga e as você pode gastar até menos do que gastaria fazendo tudo sozinho e com a certeza de que vai ficar tudo bonito, seguro e funcional”, finaliza ela.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.