Setores de rochas e construção cada vez mais próximos

Luciene Araujo
rochas ornamentais e construção civil mais próximos

Foto: Redecker+Sperb

O setores de Rochas Ornamentais e Construção Civil estão mais próximos este ano. E a tendência é para que nos próximos anos essa sinergia seja cada vez maior. A garantia foi dada pelos dirigentes do Sindirochas e do Centrorochas, nesta quarta-feira.

Após a coletiva de lançamento da 34ª Edição da Cachoeiro Stone Fair, os presidentes das entidades conversaram com a coluna Constrói ES sobre esse novo momento entre os dois setores. De antemão, vale destacar que o setor, em 2022,  registrou um faturamento de R$ 11,6 bilhões.

Rochas e Construção

A maior proximidade é resultado de um trabalho feito pelas entidades que representam os produtores de rochas do Espírito Santo e do Brasil. Em outras palavras, elas perceberam a necessidade de entenderem melhor as demandas de construtoras e arquitetos.

O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, destacou ações que vem sendo adotadas. A ideia é tornar mais conhecida a raridade e beleza diferenciadas das rochas ornamentais do Brasil.

Ele apontou que, nos últimos três anos, a partir do convênio com Apex Brasil,  estão realizado diversas ações que possibilitam a aproximação com o setor de construção.

Além de missões comerciais internacionais, há a participação em grandes feiras. Eles já estiveram em Dubai, Bahamas, Londres, Milão (Itália) estreitando relações com arquitetos e designers renomados da construção civil.

“O setor de rochas tem uma característica que é de venda direta para as marmorarias. mas agora estamos demostrando nossa riqueza de materiais a quem faz os projetos”, disse Tales.

Assim, mesmo diante de uma economia internacional de juros altos, a expectativa de crescimento é real. “Para se ter ideia do potencial de expansão de mercado, no ano passado, as exportações do
Brasil para a Coreia cresceram em mais de 100%.”No entanto, a gente fornece apenas 3% do que o país importa. Enquanto a China exporta 97% do mármore utilizado na Coreia”. Ou seja, esse é apenas um exemplo”, finalizou Tales Machado.

Crescimento Interno

O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins, está otimista. E ele enumerou alguns fatores para as boas expectativas do setor.

“Temos feitos muitas visitas, muito diálogo. O que tem gerado uma maior aproximação entre as construtores e as empresas fabricantes de rochas. E isso deve sim gerar aumento na demanda”.

Além disso, em um primeiro momento, a mudança política gerou uma retração dos investidores. ‘Mas agora as pessoas estão muito mais confiantes”, aponta.

E a conjuntura econômica também se mostra mais estável. “O  ambiente econômico tem se mostrado favorável, principalmente com a queda da taxa Selic. Portanto, a gente trabalha com algo em torno de 10% de crescimento. Que é um percentual bastante elevado”, afirmou Martins.

Cachoeiro Stone Fair

cachoeiro stone fair rochas ornamentais e construção civil mais próximos

Cachoeiro Stone Fair. Foto: Milanezi

A 34ª Edição da Cachoeiro Stone Fair será realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Com o tema “Coloque o pé no futuro”, a feira irá reunir 200 expositores e trazer novidades em máquinas, produtos e serviços.

A feira terá uma área de 30 mil m2, sendo 10 mil m2 de espaço coberto. Porém, na área externa, além da apresentação do maquinário pesado, haverá exposição de blocos de rochas ornamentais.

“Este ano, o setor convidou três jornalistas estrangeiros para cobrir a Cachoeiro Stone Fair. Um de Israel, um do México e um da Turquia, mercados que consomem muito granito”, contou Machado

Por  meio de parceria com o Sebrae-ES, a feira terá áreas disponibilizadas para micro e pequenas empresas. A meta é fomentar parcerias estratégicas entre os agentes do setor.

Encontro de Marmoristas

O Encontro de Marmoristas é destaque na feira. Este ano, com uma programação inédita de palestras para agregar conhecimento aos profissionais.

Entre os renomados do mercado, estarão Ricardo Estuqui, Katiane Passos, Pollyana Macedo, Sid Marques, Marcos Pimenta e Isabelle Kopper. Além de Leandro de Freitas, da Borracharia do Leandro, que vai contar sobre a trajetória de sucesso do seu negócio.

Serviço:

Cachoeiro Stone Fair 2023
Data: 22 a 25 de agosto
Horário: das 14h às 20h (terça a sexta-feira)
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa / Cachoeiro de Itapemirim

 

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.