Tome cuidado com a intensidade das tomadas elétricas!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

“Tentei conectar meu secador em uma tomada de 20A e quase causei um acidente em casa. A tomada derreteu a ponto de soltar faíscas. Fiquei assustada”, conta a estudante Marcela Laranja.

No cotidiano dos brasileiros, ter ciência sobre a tensão elétrica 127 V ou 220 V é fundamental para a adequação dos circuitos elétricos das instalações dos projetos residenciais e comerciais, bem como na aquisição dos aparelhos eletroeletrônicos.

O gerente da SIL Fios e Cabos Elétricos., Nelson Volyk. Foto: arquivo pessoal

Com o novo padrão brasileiro, as tomadas podem apresentar variações que podem passar despercebidas. Prova disso, são as tomadas de 10A e 20A, que podem causar um transtorno para quem não sabe sua real função.

As tomadas de uso geral, com capacidade de 10 A, são indicadas para produtos que consomem até esse limite. Entretanto as de 20 A atendem produtos com consumo entre 10,1 A e 20 A.

“Infelizmente, muitas pessoas utilizam adaptadores ou trocam a tomada de 10 para 20 A, gerando aquecimento e sobrecarga que eleva a conta de energia. É importante evitar essas práticas e sempre considerar os dispositivos adequados”, pontua o gerente de Engenharia de Produto da Sil Fios e Cabos Elétricos Nelson.

Qual é a diferença?

Segundo o técnico em inspeção elétrica Paulo Paulino, os conectores das tomadas de 10 A são menores e mais finos do que os das tomadas de 20 A. Ele informa que os conectores padrão possuem 4 mm de diâmetro enquanto os pinos das tomadas de 20 A têm diâmetro maior, tem 4,8 mm.

Essa diferença é por uma simples questão de segurança, conforme explica o especialista. “Alguns aparelhos eletrônicos dependem de correntes elétricas mais fortes para funcionar, como micro-ondas, geladeiras, fornos e aquecedores. Entretanto, outros aparelhos funcionam com menos intensidade, como celulares, ventiladores e televisores, por exemplo”, explica.

Para carregar um celular não são necessários muitos amperes. crédito: Freepik

O que não fazer?

É comum perceber que um plugue não “entra” na tomada, não é? O problema pode estar no diâmetro dos pinos. O especialista orienta não forçar a tomada e não utilizar adaptadores.

“Na verdade, não e aconselhável o uso de adaptadores devido o risco de  sobrecarga do circuito elétrico e provoca danos”, orienta Paulino.

Como saber qual é a sua corrente elétrica?

Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, Paulo Paulino indica fazer a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V).  “Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado será 30.9 ampères. Em caso de dúvidas, consulte um especialista”, finaliza.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.