Você sabe a diferença entre varanda, terraço e sacada? Entenda!

Aline Pagotto

Foto: Freepik

É comum confundir os termos terraço, varanda ou sacada. Esses espaços possuem características semelhantes e frequentemente são confundidos entre si. De acordo com a arquiteta Carol Avanza, é fácil diferenciar as estruturas.

“Apesar de suas diferenças, são espaços que promovem melhora no layout, trazem mais conforto para o ambiente e quando fazemos o uso do máximo de elementos naturais como plantas, madeira e tecidos, é possível montar um ambiente de bem-estar”, garante ela.

Sacada

Segundo Carol, a sacada é uma estrutura suspensa construída sem pilares ou outras formas de sustentação, a partir do primeiro andar das casas ou edifícios. Configura uma área externa, que se projeta para fora da edificação e salta ao alinhamento da parede, trazendo um efeito tridimensional. Geralmente é usada como fonte de ventilação e luz natural e, na maioria dos casos, ligada a uma porta ou janela.

A arquiteta Carol Avanza. foto: arquivo pessoal

“Em comparação com outras estruturas exteriores, as sacadas são pequenas. Mas a diferença entre elas e as varandas não se dá pelo tamanho em si, mas sim pela construção de suas estruturas”, diz a arquiteta.

Varanda

A varanda é parte da estrutura do edifício ou da casa, que não fica suspensa para o exterior e partilha a mesma cobertura que o restante da construção. O projeto pode inclui-la em casas térreas, diferente da sacada.

“A varanda é considerada uma extensão do ambiente interno, geralmente o cômodo de entrada. Podem ser integradas ao ambiente ou não e assumir diferentes funções como por exemplo a varanda gourmet”, explica ela.

Terraço

Já o terraço é um espaço que corresponde à parte superior da edificação e se tornou popular no movimento modernista. “É uma estrutura feita para receber luz solar direta e geralmente não possui cobertura ou apenas parcial, quando o objetivo é que o espaço seja aproveitado também em dias frios ou chuvosos”, conta Carol.

Para a arquiteta, os terraços são mais interessantes por apresentar diversas possibilidades de uso e possuírem mais espaço do que as varandas, além da incidência solar.

“Com os terraços há diversas as formas de trabalhar todos esses ambientes que podem exercer a função de espaço gourmet, jardim, piscina ou churrasqueira, conforme a necessidade dos habitantes”, explica.

Iluminação

Além da estrutura, o tipo de iluminação varia de acordo com o que usuário deseja. Carol pontua que a iluminação natural é sempre uma boa escolha.

“Em primeiro lugar aproveitar a iluminação natural que esses cômodos proporcionam e, para complementar, eu sugiro sempre o uso de iluminação indireta e de cor quente, que traz conforto e aconchego para o ambiente”, indica Carol.

No contexto atual, após a vivência de um período de isolamento, as varandas ganharam mais importância por serem espaços em contato com o exterior. A auxiliar de serviços gerais Daniele Silva projetou sua casa com uma bela varanda para apreciar a beleza natural da cidade.

“Na pandemia, eu utilizei muito a varanda. Não podíamos sair e aqui conseguia ter um pouco de contato com a rua. Foi o momento que percebi a importância dela na minha casa”, lembra ela.

Ela complementa. “Na minha varanda, todos os dias bate um solzinho bem gostoso. Isso é bom para as minhas plantinhas, que crescem mais saudáveis, e para mim, que posso ter minha dose de vitamina D natural”, conclui Daniele.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.