Vitória recebe o maior encontro de engenharia civil do Brasil

Luciene Araujo
28° Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis em Vitória

Teatro da Ufes irá sedir o maior evento de engenharia civil do país. Foto: Ufes

O maior encontro de engenharia civil do Brasil começa na próxima quarta-feira, na capital capixaba.  Assim, o 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC) será realizado no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 19, 20 e 21 de julho. E a programação do evento inclui conteúdos importantes que  irão impactar diretamente na segurança da população, na qualidade das obras de engenharia e na qualificação dos profissionais.

Encontro de engenharia

Na quarta-feira (19/7), a programação traz os minicursos, com diferentes focos. Entre eles, questões relacionadas à manutenção preventiva. Bem como inspeção periódica das edificações, e os efeitos positivos desses cuidados na garantia de construções mais seguras e duráveis.

Em seguida, nos dias (20 e 21/07), profissionais renomados ministram palestras. Os engenheiros irão falar sobre patologias comuns nas construções, debater a estabilidade de encostas em áreas de riscos e a carência de manutenção dessas estruturas. Além de discutir a segurança contra incêndios, momento em que serão analisadas as causas e as consequências dos grandes incêndios ocorridos no país.

Os palestrantes apresentarão ainda as novas tecnologias, de alta performance, utilizadas nas obras e serviços e os aspectos técnicos, legais e comerciais ligados às normas de garantia nos empreendimentos ligados ao setor. Também haverá espaço destinado ao debate da atual situação do ensino da engenharia civil no Brasil.

Investimentos no ES

Congresso Brasileiro de engenheiros Civis em Vitória

Jorge Silva com o presidente Nacional da Abenc, Francisco Ladaga. Foto: Crea.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro Jorge Silva, aponta a números otimistas para os próximos quatro anos. O Espírito Santo terá um grande parque de obras da construção civil, com investimentos aproximados de 1,8 bilhão do governo estadual e de 3,3 bilhões do governo federal.

“Essas obras alcançarão 39 municípios e irão impactar a indústria da construção nas áreas civil, metalmecânica, mineração, energia e agronegócio. Atingindo especialmente setores como saneamento básico, rodovias, habitação, portos, aeroportos, hospitais, energias alternativas e mobilidade urbana”, enumerou Silva.

Ele destacou ainda que o crescimento e o investimento esperados serão de uma magnitude fantástica e irão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios e do estado. “Esses debates, com certeza, viabilizarão a execução de projetos públicos e privados com maior viabilidade técnica, econômica e social. Estamos nos preparando, investindo na qualificação da mão de obra, em inovações tecnológicas e mudanças de hábitos na realização de serviços e obras. Assim, buscando maior produtividade com eficiência e qualidade”, disse.

O CBENC se encerra com a Carta de Vitória, que manifestará as fundamentações, posicionamentos e encaminhamentos dos especialistas sobre as temáticas técnicas e sociais levantadas no evento. O 28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) e Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE).

Isenção de Taxa

Haverá ampla isenção de taxas para participação em minicursos. Estão isentos formandos, mestrandos, doutorandos e professores. Da mesma forma, servidores públicos, jovens profissionais com até 12 anos de diplomação acadêmica, além dos aposentados da área da Engenharia Civil.

📍 SERVIÇO: 📍

28º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis
Teatro Universitário da Ufes
Dias 19, 20 e 21 de julho de 2023
Programação completa, inscrições e informações: www.creaes.org.br

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.