Você já ouviu falar de neuroarquitetura

 

A neuroarquitetura é um campo de estudo que busca compreender a relação entre a arquitetura e o cérebro humano. Ela se baseia na ideia de que a arquitetura pode afetar a saúde, o bem-estar e o comportamento das pessoas, e que o design dos espaços pode ser otimizado para melhorar a qualidade de vida.

De acordo com a engenheira e design de interiores Rafaela Reis a neuroarquitetura se baseia em pesquisas que mostram como o cérebro humano responde a diferentes estímulos visuais, táteis e sonoros. “Por exemplo, estudos mostram que a exposição à luz natural pode melhorar o humor e a produtividade, enquanto a exposição a ruídos excessivos pode causar estresse e ansiedade. Com base nessas pesquisas, nós arquitetos e designers podemos criar espaços que sejam mais saudáveis, confortáveis e produtivos para cada perfil de cliente”, afirma Rafaela.

Rafaela Reis engenheira e design de interiores. Foto: Arquivo pessoal

Uma das aplicações práticas da neuroarquitetura é na criação de espaços de trabalho mais eficientes. “Por exemplo, a utilização de cores e materiais naturais pode melhorar o humor e a produtividade dos funcionários, enquanto a utilização de iluminação adequada pode reduzir a fadiga ocular e melhorar o desempenho. Além disso, a utilização de espaços verdes e áreas de descanso pode reduzir o estresse e melhorar a saúde mental dos funcionários” afirma Rafaela, que ainda pontua que todas as sensações e entregas do projeto são sempre alinhadas com o cliente na fase inicial do processo, por intermédio de um documento chamado briefing.

O mesmo se aplica aplicada na criação de espaços residenciais mais saudáveis e confortáveis.

A utilização de iluminação adequada pode melhorar o sono e reduzir a fadiga, enquanto a utilização de materiais naturais pode melhorar a qualidade do ar e reduzir a exposição a produtos químicos tóxicos.

Além disso, a utilização de espaços verdes e áreas de lazer pode melhorar a saúde mental e o bem-estar dos moradores.

Ruth Brasil e Maria Vieira são proprietárias da loja de noivas Marie Bella Noiva e tiveram um projeto realizado com neuroarquitetura.  Maria Vieira conta que  precisava criar um espaço direcionado para noivas na loja de vestidos de festa, “pois o que tínhamos não nos atendia bem”, afirma a empresária que continua “quando nós a procuramos (Rafaela), queríamos algo que nos trouxesse uma sensação de sofisticação, elegância e conforto para nossas clientes noivas, e que nos fizesse potencializar o fechamento de aluguéis de vestidos de noivas. A Rafaela foi incrível desde o começo! Ela conversou bastante conosco para entender nossas necessidades e expectativas, e montou um documento detalhado com todas as informações importantes que precisávamos considerar. Com seu conhecimento em engenharia e neuroarquitetura, ela trouxe soluções que jamais teríamos pensado em implementar. Ela nos envolveu em todo o processo, desde a concepção até a execução, e nos forneceu um documento detalhado com todas as informações necessárias para visualizar e aprovar o projeto”, conta a empresária.

Confira as fotos de antes do projeto de neuroarquitetura

Confira as fotos de depois do projeto de neuroarquitetura

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.