Você sabe quais as vantagens dos pré-fabricados?

Luciene Araujo
pré-fabricados no Quem Constrói. Entrevistado Elias Meneghelli Júnior

Pré-fabricados em destaque no quadro Papo com Especialista, do Quem Constrói. Foto: Willian Girelli

As vantagens dos pré-fabricados foram tema do Quem Constrói desta tarde (26/07). Veiculado toda quarta-feira na Pan News (90,5 FM), o programa traz, a cada semana, um profissional renomado para o quadro Papo com Especialista.

Dessa vez, o convidado foi o sócio proprietário da Meta Engenharia, Elias Meneghelli Júnior. E ele enumerou todos os benefícios das estruturas pré-fabricadas.

Vantagens dos pré-fabricados

O empresário explicou que as estruturas pré-fabricadas crescem como tendência no universo da construção civil. Principalmente, para as indústrias, prédios e galpões comerciais. E as razões para isso são muitas.

A primeira delas é a execução da obra dentro do prazo previsto. Isso porque as peças pré-fabricadas chegam no local da obra prontas, o que facilita a montagem da estrutura. “Nós elaboramos o projeto, que ‘explode’ em diversas peças. Elas são encaminhadas para a obra todas etiquetadas, com seus respectivos números e manual mostrando a sequência da montagem. É como um lego”, explica o empresário.

Portanto, pela agilidade durante a execução, é possível ter mais confiança e segurança nos prazos, respeitando o cronograma de execução. Assim, os imóveis pré-fabricados são construídos mais rápido que as convencionais. Portanto, o retorno do investimento é antecipado. E no universo comercial, essa vantagem não pode ser ignorada.

Nada de desperdícios

os pré-fabricados representam economia de tempo

O especialista em pré-fabricados, Elias Meneghelli Júnior. Foto: Willian Girelli

Como as peças pré-fabricadas chegam prontas para a montagem, a obra não gera tanto resíduo e proporciona otimização no consumo de matéria-prima. Portanto, os impactos ambientais são menores.

“Recentemente fizemos uma igreja em Cariacica, com pilares de até 16 metros, escadas, uma estrutura bem grande., com muitas vigas. E a nossa caçamba estacionária não encheu nenhuma vez durante toda a obra”, relata Elias.

Qualidade e Durabilidade

As estruturas pré-fabricadas precisam atender uma série de controles de qualidade durante todo o processo de fabricação. Logo, para garantir a durabilidade e segurança das estruturas. Além disso, o concreto auto adensável é mais resistente e tem a capacidade de se moldar sozinho. Assim, permite a fabricação de peças com acabamento diferenciado.

O profissional ou empresa, para garantir essa qualidade, obrigatoriamente precisa partir de uma planejamento. Da mesma forma, o projeto elaboradora a partir do conceito de industrialização, garante maior qualidade e produtividade. Bem como apontar a combinação entre os diferentes sistemas construtivos.

De antemão, as tecnologias possibilitam a combinação de diferentes sistemas e acabamentos. Portanto, a criação de fachadas de alto padrão de exuberância e interiores bastante  aconchegantes.

“Também é possível projetar estruturas com vãos livres maiores, sem interferências de pilares. E isso garante a funcionalidade da obra, maior durabilidade e menor peso da estrutura”, destacou o especialista.

Ele apontou como exemplo uma obra em que as passarelas são de estruturas metálicas e com garantia de fábrica de mais de 10 anos.

Manutenção

A manutenção, segundo Elias, é simples. “A partir de cinco anos, é aconselhável que a cada dois anos se faça uma avaliação. Identificação visual mesmo. E se houver algum defeito, usa-se uma lixa rotativa e faz novamente a pintura original”, explica.

No entanto destaca, se um carro bater num dos pilares, por exemplo, “esse pilar precisará ser tratado. Fora isso, a manutenção visual identifica algum probleminha, fazemos um tratamento muito simples e se renova essa garantia”, ensinou Elias.

Capacitação

Em meio a uma extensa lista de vantagens, Elias Meneghelli apontou duas questões que são obstáculos ao segmento. A primeira delas é a questão cultural, em uma país ‘acostumado’ com a alvenaria.

Me ele enfatizou que passa também por uma questão educacional. “A nossa mão de obra não é tão capacitada como a de outros países. Acostumamos a não ler os projetos, não estudá-los e sempre dar um jeitinho. Por isso aqui é tão comum o faz e refaz”,  destaca o empresário.

Para minimizar essa demanda, o treinamento é dado na própria empresa.

Quem Constrói

O Programa Quem Constrói integra o Projeto Constrói ES, do portal Folha Vitória. Ele vai ao ar toda quarta-feira, às 15 horas, pela Pan News (90,5 FM). Apresentado pelas jornalistas Letícia Vieira e Luciene Araujo, tem 25 minutos de duração, divididos em dois quadros. Núnmeros, tendênias e novidades são as informações do setor da construção apresentados no quadro Betoneira. E no quadro Papo com Especialista, as jornalistas recebem no estúdio um expert para contar tudo sobre os mais variados assuntos.

Você pode interagir com o produção, enviando  sugestões de pauta, perguntas ou críticas para o e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (27) 99953-8614.

Na edição de 26 de julho, Elias Menegheli Junior, contou tudo sobre os pré-fabricados. Confira om programa na integra:

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.