Abr 2021
12
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Abr 2021
12
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Instrução financeira do brasileiro ainda é baixa

Após 15 anos trabalhando no mercado financeiro, ainda me chama atenção a carência de informações claras, objetivas e sem tabus em relação à educação financeira.

Várias famílias com grande potencial de geração de riqueza não têm nenhum tipo de reserva de recursos. Em contrapartida, outras com menor renda possuem reservas financeiras expressivas. Como podemos explicar isso? A resposta é simples, educação financeira!

É fácil ter instrução financeira no Brasil? A resposta também é simples: Não!!!!!

Infelizmente, não temos a cultura de poupar. Nossos avós, pais e nós próprios não aprendemos na escola como organizar as nossas finanças, administrar as nossas receitas e despesas, como organizar a reserva de emergência, como proteger nosso dinheiro da inflação e como investir de olho em ganhos de rentabilidade. Enfim, há muito que podemos ensinar. Isso passa por disciplina, foco, planejamento e busca por conhecimento.

Educação financeira deveria ser ensinada nas escolas há muito tempo. Mas, antes tarde do que nunca, ela passará a compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um dos motivos que fundamentaram a medida foi, justamente, o alto índice de endividamento e inadimplência dos brasileiros e a falta de preparo e planejamento das famílias para lidar com finanças. Os jovens têm um grande poder de transformação e a ideia é que as crianças e adolescentes levem para dentro de suas casas o que aprenderam nas escolas.

Mas se engana quem pensa que educação financeira é saber apenas como “juntar dinheiro” e pronto. Esse tema vai muito mais além, envolve questões pessoais, culturais, psicológicas, sociais, políticas, conhecer um pouco sobre economia, conceitos como juros, inflação, liquidez, diferentes tipos de investimentos, além de envolver sonhos, propósitos, construção e estratégia de cada um.

Parece complicado, né? Mas a Finanças de A a Z surge, justamente, com o propósito de trazer um pouco de consciência e conhecimento sobre esse universo fascinante que eu chamo de “mundo financeiro”.

Educação financeira é o caminho para alcançar a liberdade financeira

A educação pode ser uma ferramenta de transformação na sua vida. Para isso, é preciso:

●      Desmistificar o mercado financeiro para todas as classes sociais. Afinal, investir não é algo reservado apenas para quem já possui valores altos para aplicar;

●      Mostrar sobre os diferentes tipos de investimentos, riscos, características, prós e contras;

●      Auxiliar as pessoas a criarem o hábito e disciplina de poupar e saber como fazê-lo;

●      Trazer para o dia-a-dia das famílias diálogos sobre dinheiro e finanças;

●      Auxiliar com algumas dicas de como inserir a educação financeira na rotina de nossos filhos;

●      Ajudar no entendimento de como conquistar a autonomia financeira.

Aos poucos, vamos explorar cada cantinho do mundo financeiro para facilitar a familiarização com a sopa de letrinhas que pode ser esse mercado para pessoas que não têm familiaridade. Conte comigo diariamente nessa jornada rumo à liberdade financeira!

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas