Abr 2021
24
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Abr 2021
24
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Defina qual é o seu perfil de investidor

O primeiro passo para investir é entender o seu perfil de investidor, de forma a respeitar isso. Porque caso você invista em algo que não é compatível com seu perfil, as chances de se frustrar serão enormes, assim como de desanimar em relação aos investimentos.

Mas o que é um perfil de investidor? Nada mais do que entender o momento de vida em que você está, quais os tipos de risco que você está disposto a correr, qual a sua experiência com investimentos e qual o seu conhecimento sobre produtos financeiros.

De maneira geral, os bancos e corretoras utilizam para isso um questionário padrão. As perguntas levam em consideração sua idade, patrimônio, necessidade de utilização do recurso em curto prazo e sua experiência com produtos de investimentos.

Quais são os perfis de investidor

1) Investidor Conservador

Este perfil prioriza a segurança nas aplicações, não quer correr riscos ou precisa utilizar o recurso aplicado em um prazo mais curto. Além disso, ele não fica confortável com a falta de liquidez — facilidade para converter o ativo em caixa — e com a oscilação de mercado dos ativos.

Prefere ganhar pouco à correr o risco de perder qualquer valor. Na maioria das vezes são investidores iniciantes, com patrimônio em formação ou pessoas com idade mais avançada que sempre tiveram a cultura de investir em produtos mais conservadores.

2) Investidor Moderado

Este está entre o perfil conservador e o arrojado, com um pouco mais de maturidade em relação à exposição ao risco, aceitando algumas oscilações. Também pretende utilizar o recurso apenas em médio prazo, não com tanta urgência, assim como deseja retorno acima da renda fixa e aceita pequenas perdas ao longo do caminho.

3) Arrojado/ Sofisticado/ Agressivo

Por fim, este perfil deseja um retorno muito acima da média em seus investimentos, estando disposto a correr riscos para ver seu patrimônio crescer de maneira expressiva. Geralmente, possui um conhecimento mais aprofundado em relação ao mercado financeiro e não pretende utilizar os recursos tão cedo. Na maioria das vezes são investidores com patrimônio global (imóveis, negócios, veículos) mais consolidado.

Vale lembrar que ao longo do tempo seu perfil pode mudar de acordo com seu conhecimento em relação ao mercado financeiro, sua situação financeira e seus prazos para os objetivos. Mas sempre respeite o seu perfil a fim de tomar suas decisões de investimentos de maneira consciente.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas