Empreendedorismo com Propósito

Empreendedorismo é a atitude de alguém frente a uma ideia nova ou situação desejável, ou seja, entrar em ação para realizar algo novo. Todos os negócios precisam de atitudes empreendedoras dos seus fundadores e principais lideranças, ora uns com maior atitude ora outros com menor atitude empreendedora. O negócio torna-se mais impactante quando se descobre […]

Por Raul Guizelini, Engenheiro de formação e especialista em varejo de cafés. Fundador da Terrafé Cafés Especiais

Empreendedorismo é a atitude de alguém frente a uma ideia nova ou situação desejável, ou seja, entrar em ação para realizar algo novo.

Todos os negócios precisam de atitudes empreendedoras dos seus fundadores e principais lideranças, ora uns com maior atitude ora outros com menor atitude empreendedora.

O negócio torna-se mais impactante quando se descobre o seu verdadeiro propósito, muitas vezes reflexo do propósito do fundador.

Propósito é a razão pelo qual a empresa faz o que faz. Quando claro para todos da organização, surge uma energia interior muito forte, promovendo uma mudança na cultura da empresa e consequentemente na percepção de valor pelos consumidores.

Uma jornada árdua, porém, necessária, a condução de nossas empresas baseado no propósito, mostrando que muito além do lucro a qualquer custo, temos uma razão maior para trabalhar e construir.

Acredito que antes de tudo, os colaboradores precisam sentir e viver junto esse propósito da empresa, afinal são os colaboradores que irão formar a cultura da empresa e levá-la aos clientes.

Estudiosos afirmam que a transformação gerada pelas empresas com propósito forte, bem definido e claro para todos, são consideravelmente maiores em relação a empresas que não tem essa grandeza em seu DNA.

A pandemia do COVID-19, nos mostrou que os negócios com propósito, tiveram uma fidelização maior, uma sobrevida, graças a essa energia nos empurra para a ação, passamos por cima dos nossos medos, angustias, aflições, todas as dificuldades parecem não ser tão difíceis assim, focamos as nossas energias e recursos internos para buscar soluções diante de nossos problemas.

Estar em ação em busca das realizações propostas por nós, guiadas pelo propósito, exige muita energia, não é fácil, porém aqui entra uma pitada grande de ambição, ou seja, vontade verdadeiramente de viver no propósito.

Propósito de vida, muitas vezes refletido nas nossas empresas, não é um objetivo que buscamos atingir, mas sim uma forma de caminhar pela vida. Uma vida guiada pelo propósito.