Planejar para Empreender

Muito se fala em empreender, mas o primeiro passo que devemos dar é o planejamento do nosso negócio. O planejamento estratégico deve ser o nosso aliado para a tomada de decisão, pois como é sabido, ele visa contribuir para a maximização dos resultados do nosso negócio, e por consequência visa minimizar as deficiências no nosso […]

Por Raul Guizelini, Engenheiro de formação e especialista em varejo de cafés. Fundador da Terrafé Cafés Especiais

Muito se fala em empreender, mas o primeiro passo que devemos dar é o planejamento do nosso negócio.

O planejamento estratégico deve ser o nosso aliado para a tomada de decisão, pois como é sabido, ele visa contribuir para a maximização dos resultados do nosso negócio, e por consequência visa minimizar as deficiências no nosso segmento de atuação.

Importante destacar que o planejamento visa também contribuir para uma antecipação aos problemas, maximiza as oportunidades no mercado em que a nossa empresa está inserida, e, pois conforme amplamente conceituado por Russel Ackoff, planejar em conceito amplo é uma decisão antecipada, constituindo em buscar atingir um estado futuro desejado, envolvendo a gestão de um conjunto de decisões interdependentes.

Para alcançar os nossos objetivos, faz-se necessário analisar os Cenários, conhecer o nosso ambiente interno, em que às Forças e Fraquezas precisam ser controladas, não perdendo de vista, o seu ambiente externo, usando às Oportunidades do negócio em seu benefício, e às Ameaças como oportunidades.

A análise Swot vem contribuir para este controle, como uma das ferramentas utilizadas para conhecer o seu negócio, e para auxiliar na tomada de decisão:

Muitos tem se confundido, entendendo que o Empreender é simplesmente abrir a sua empresa, mas sabemos que o Empreender vai muito mais além deste entendimento.

Entendemos que a decisão de Empreender perpassa por uma mudança de mentalidade, o tão conhecido conceito de ‘’Mind Set’’, em que é necessário encarar os problemas, as dificuldades etc. como oportunidade.

Estamos numa fase de recuperação econômica, em que a taxa de desemprego do nosso país, ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio de 2022, dados oficiais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nos últimos dias pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Importante destacar que o Brasil está saindo de um período de crise econômico-financeira.

Temos ainda sérios problemas políticos, mas conhecendo o seu macroambiente, conhecendo o seu negócio, o ambiente que sua empresa está inserida, as tendencias do seu mercado de atuação, e estando antenado às oportunidades trazidas pela indústria 4.0, vislumbramos excelentes oportunidades, teremos um período de crescimento, e de reestruturação em nossa economia nacional, em especial a do nosso Estado.

A reestruturação econômica, a confiança sendo reestabelecida, a vontade de empreender, e um bom planejamento, nos dão condições de vencermos as dificuldades impostas por este mercado tão competitivo, e avançarmos num país em que ainda temos diversas barreiras burocráticas para superarmos.

Use a sua criatividade, seja ousado, coloque em prática os seus sonhos;

Pois inovar, e o Empreender ainda é possível.

E lembre-se: Com crise se cresce!