Artigo | A importância do reconhecimento às lideranças políticas

Por Adila Damiani, diretora-executiva da Transparência Capixaba, e Rodrigo M. Rossoni, especialista em finanças públicas e conselheiro da Transparência Capixaba

No ano de 2023 a Transparência Capixaba completou 22 anos de história. Uma trajetória marcada pela luta contra a corrupção, mas fundamentalmente em defesa da democracia e que atravessou períodos de grandes desafios de nosso estado.

O início dos anos 2000 foi marcado pelo protagonismo do crime organizado e do envolvimento direto de lideranças políticas com organizações criminosas no Espírito Santo. O reflexo não poderia ser outro: o estado tinha suas finanças esgarçadas pela má gestão, pelo desperdício, pela corrupção e pelos interesses escusos.

Foi preciso coragem para enfrentar aquele momento triste e sombrio de nossa história. Isso não seria possível sem a liderança de grupos empresariais, da sociedade civil organizada e de políticos que entendiam o verdadeiro significado da Res Publica, ou da “Coisa do Povo”, que traz o significado do republicanismo das grandes nações.

Foi naquele contexto que a Transparência Capixaba foi fundada, conquistando a credibilidade que marcou a nossa história junto à população capixaba. Liderar nem sempre significa estar à frente de algo importante. Muitas vezes, o verdadeiro espírito da liderança se manifesta naquele que acredita na boa iniciativa do outro, o apoia e, mais além, tem a coragem de se unir a essa iniciativa, tornando-se seu suporte e auxílio. E se nossa organização se juntou a outras naquele momento, foi justamente por acreditar que era preciso dar um basta aos desmandos do crime.

E 22 anos depois estamos melhores. As contas públicas do nosso estado se tornam referência no Brasil, temos equilíbrio fiscal e somos referência em transparência pública no país, alcançando a liderança de vários rankings, como o Índice de Transparência e Governança Pública, da Transparência Internacional, e na avaliação 360, da Controladoria Geral da União.

Inspirados nessa virada, desenvolvemos no estado, novamente numa iniciativa conjunta com o ES em Ação, que não por coincidência também foi fundado no mesmo período que nossa organização, o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública e o Selo de Transparência, avaliando os portais de transparência dos 78 municípios capixabas e reconhecendo as boas práticas de gestão e respeito com o dinheiro público por parte dos gestores mais bem classificados.

O tempo que vivemos é de descrença na classe política, mas como nossa história nos referenda, acreditamos que temos a responsabilidade de ajudar na formação de consciência pública quanto à importância do reconhecimento da boa política e de que fora dela não é possível o desenvolvimento de um estado. Este é o papel de quem é reconhecido como líder: conduzir a coletividade rumo a um novo olhar sobre o progresso e a evolução humana.

Patrocínio