Artigo | Liderança e justiça: unidas pelos direitos dos capixabas

Por Luciana Andrade, procuradora-geral de Justiça do MPES

Já há um bom tempo se fala sobre liderança executiva, com cenários e cases da iniciativa privada, mas o assunto tende a ser menos volumoso ao tratar sobre o setor público. Mas não se engane: não há mais espaço para amadorismo na gestão, seja ela qual for. Nem privada, nem pública. Em um mundo de rápidas transformações, o papel de a quem cabe decidir precisa ser ocupado por pessoas preparadas e capacitadas.

Isso não é diferente no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). A liderança desempenha um papel crucial na instituição, influenciando não apenas o ambiente interno, mas também sua capacidade de servir eficazmente à sociedade. Nesse contexto, aos líderes transcende o simples exercício de autoridade; é um catalisador para a promoção da justiça, transparência e integridade.

Primeiramente, a liderança no Ministério Público se manifesta na capacidade de inspirar confiança e respeito entre seus membros e colaboradores. Uma gestão eficaz não apenas coordena tarefas, mas também fomenta um ambiente de dedicação e comprometimento.

É isso que observamos em nossas 91 promotorias de Justiça espalhadas pelo estado, bem como em nossas procuradorias de Justiça, colégio de procuradores de Justiça, centros de apoio, grupos de trabalho, núcleos de atuação e coordenadorias.

No enfrentamento de desafios jurídicos complexos, a coesão interna resultante de lideranças sólidas fortalece a posição do MPES na defesa dos direitos fundamentais da coletividade, por meio do fomento da implementação de políticas públicas que propiciem dignidade para todos, e também pela busca da verdade e da justiça na tutela de casos criminais, combatendo a impunidade e protegendo as vítimas.

Além disso, a liderança no MPES está intrinsecamente ligada à ética e à responsabilidade. Os líderes da instituição devem servir como exemplos de conduta íntegra, garantindo que a busca pela justiça seja guiada por princípios indiscutíveis. Essa transparência nas ações e decisões contribui para a confiança da sociedade no Ministério Público como guardião imparcial da lei.

Com seu papel como defensor dos direitos e interesses da comunidade, a liderança na instituição deve transcender suas paredes. O MPES não apenas responde aos anseios da população, mas assume também, de forma proativa, a responsabilidade de educar, capacitar e engajar o público. Isso significa conscientizar sobre direitos, iniciar debates relevantes e coordenar esforços para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

A capacidade de liderar internamente se reflete diretamente na qualidade das ações desempenhadas. E, com isso, ao se posicionar como uma liderança para o povo, o MPES reforça seu compromisso com a justiça e a defesa dos interesses da comunidade, desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Patrocínio