Artigo | O Brasil, a sustentabilidade e as oportunidades para o Espírito Santo

Por Elias Carvalho, diretor da GFC Eventos e produtor do Sustentabilidade Brasil, e Jorge Pinheiro, presidente da R20 no Brasil

Em tempos de COP 28, vale uma reflexão sobre as oportunidades e desafios para termos um Brasil Sustentável. Antes de tudo, entretanto, vale revisitar o significado de sustentabilidade em tempos modernos.

Uma definição fácil de entender é a de que sustentabilidade é o resultado de tudo o que tiver equilíbrio social, econômico e ambiental como base primária e transversal. Nessa vertente, o Brasil tem grandes oportunidades para se tornar sustentável.

Vale destacar alguns alicerces que podem ser utilizados e explorados para o alcance dessa sustentabilidade: o país tem uma grande população, tem a maior floresta tropical do mundo e a dominância de tecnologia para agricultura tropical. Tem ainda 12% da água doce do planeta e possui um sistema integrado de transmissão de eletricidade, sendo cerca de 90% de origem limpa.

Entretanto os desafios também são enormes. Um dos maiores é implementação do desmatamento zero, pois o valor da floresta em pé é infinitamente maior que qualquer origem financeira advinda do desmatamento. Recentemente, o Banco Mundial valorizou a floresta amazônica brasileira em R$ 1 trilhão por ano.

Há também a necessidade de restaurar cerca de 70 milhões de hectares de áreas degradas de forma economicamente viável. É importante cuidar da conservação da água, assim como seu uso eficiente; promover o saneamento para cerca de 50% da população; cuidar da destinação correta de resíduos para cerca de 2/3 das cidades brasileiras; promover a economia circular; implementar em massa a eficiência energética, a fim de coibir o enorme desperdício energético existente; fazer a transição energética tanto na mobilidade quanto na geração elétrica, para atingir uma matriz 100% limpa, e instalar a agricultura de baixo carbono e baixo uso da água e que seja saudável às exigências do mundo moderno.

Se encararmos esses desafios como oportunidades e tivermos um projeto nacional sendo conduzido prioritariamente, erradicando qualquer sinal de populismo político, com foco nas soluções que também priorizem o social, o efeito será econômico, com a diminuição da desigualdade social existente na sociedade brasileira e a mudança comportamental das empresas e da sociedade.

De fato, após a COP 28, em que os resultados das discussões foram bastante tímidos, o Brasil começa a figurar como um a esperança para o mundo, com exemplos claros das atitudes citadas anteriormente.

Nesse contexto, aparece o estado do Espírito Santo, cujo governador, Renato Casagrande, preside o consórcio de estados na pauta das mudanças climáticas e exerce uma liderança nacional inquestionável.

O Espírito Santo que vem fazendo seu dever de casa com muito comprometimento entre seus entes, sejam públicos, privados ou organizações sociais. Com tanto protagonismo nessas pautas, é óbvio que o estado precisa liderar um grande evento para essas discussões. Por isso, o consórcio Brasil Verde, em parceria com o Espírito Santo Convention Bureau, realizará de 24 a 28 de junho, no Pavilhão de Carapina, no município da Serra, o evento Sustentabilidade Brasil, que trará ao estado diversas lideranças nacionais e internacionais para essas importantes discussões. O evento dará ao estado a oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo várias potencialidades não somente no quesito ambiental, mas também seus ambientes de negócios que, atrelados ao turismo sustentável, podem nos abrir excelente oportunidades para um futuro muito próximo.

 

 

Patrocínio