Artigo | Vitória, onde a sustentabilidade encontra a inovação

Por Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória, e Regis Matos, secretário de Gestão da Prefeitura Municipal de Vitória

Situada no litoral capixaba, Vitória trilha silenciosamente o caminho da inovação urbana, destacando-se entre as capitais do Brasil com um modelo que integra desenvolvimento sustentável, práticas econômicas inclusivas e uma gestão pública inovadora.

Essa trajetória começou com a compreensão de que preservação ambiental, prosperidade econômica e inclusão social não são antagônicas. A cidade lançou o maior programa de reflorestamento da história, com a meta ambiciosa de plantar 200 mil árvores.  Parques foram revitalizados e um programa pioneiro de logística reversa de resíduos sólidos inertes foi adotado, em um conjunto de iniciativas para impulsionar a economia verde.

Com uma abordagem de governança participativa, fortalecemos a participação popular, realizando reuniões semanais com moradores e fomentando o contato direto por meio de plataformas digitais. Essa colaboração influencia decisões de investimento e o desenho de projetos, assegurando políticas públicas alinhadas às necessidades reais da cidade.

Na educação, tablets para alunos, notebooks para professores e computadores em escolas aceleram a aprendizagem. Iniciativas como TiX Letramento garantem inclusão para crianças com necessidades especiais. A rede escolar passa por reformas, climatização e expansão, com a meta de 30 escolas em tempo integral até 2024.

No setor de saúde, investimentos em sistemas de informação e comunicação melhoram o atendimento. Um aplicativo permite agendamento on-line, enquanto agentes de saúde utilizam tablets. O Painel de Medicamentos e drones com visão térmica reforçam o combate a doenças. Tecnologias avançadas estão sendo implementadas para aprimorar a gestão dos serviços de saúde.

Em segurança, Vitória investe em gestão, tecnologia e treinamento, empregando mais de 700 câmeras para prevenir crimes. A comunicação entre a guarda municipal e a população é aprimorada com tecnologia. Botões do Pânico nas escolas e o aplicativo SOS Comércio garantem respostas ágeis a situações de emergência.

O reconhecimento das iniciativas de Vitória é evidente, liderando rankings de competitividade e inovação. Destaca-se também no ranking “Connected Smart Cities” pela excelência na saúde pública. Mais significativamente, a constante classificação positiva em pesquisas de qualidade de vida reflete os benefícios tangíveis dessas iniciativas.

Num cenário global de incertezas, Vitória se destaca como exemplo de preparação para o futuro, demonstrando que desenvolvimento sustentável e prosperidade inclusiva são alcançáveis com visão ousada e compromisso profundo com as pessoas. A jornada inovadora de Vitória é um testemunho do poder transformador de unir responsabilidade fiscal, consciência ambiental e sensibilidade social em prol do cidadão.

Patrocínio