Bento Venturim: “A liderança autêntica é positiva, pois gera transformação”

Advogado e empresário do agronegócio, Bento Venturim preside o Sicoob Norte, o Sicoob Central ES e o Cetcaf e é membro do conselho operacional do ES em Ação. O dirigente lidera atividades voltadas para o desenvolvimento das diversas regiões do estado, assim como projetos de responsabilidade socioambiental, entre eles para preservar a saúde, propiciar água e melhoria da educação.

“A liderança autêntica é positiva, pois gera transformação nos processos de trabalho e na cultura organizacional da empresa, tornando mais eficientes as atividades e a convivência entre os colabores.”

Referência no cooperativismo brasileiro, é presidente do Sicoob ES, uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 485 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder? 

A votação é o reconhecimento da liderança que vem de um trabalho em conjunto com milhares de pessoas que atuam comigo para a chegada a resultados satisfatórios. Estou representando esse grande grupo responsável por tantas boas conquistas e pela geração de excelentes oportunidades ao longo de tantos anos de trabalho no Sicoob ES. Sou grato por esse presente e também por essa responsabilidade.

 

Qual seu conceito de liderança? 

Liderança é a motivação por meio do exemplo. É demonstrando como e por que que o verdadeiro líder incentiva e atrai a confiança da equipe para segui-lo, acreditar nele e apoiá-lo de forma incondicional.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la? 

A liderança autêntica é positiva, pois gera transformação nos processos de trabalho e na cultura organizacional da empresa, tornando mais eficientes as atividades e a convivência entre os colabores. Esse tipo de gestão só é possível a partir de uma participação conjunta de toda a equipe na tomada de decisões e na implementação de reformas, novas ideias e estratégias para o alcance das metas estabelecidas. 

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas? 

É necessário avaliar e extrair o potencial de cada colaborador e aproveitá-lo da melhor maneira possível, alocando-o nas atividades em que ele se sairá bem. Essa organização vai gerar motivação, engajamento e o compromisso de cada um em dar o seu melhor naquilo em que ele tem maior aptidão. É desse jeito que todos vestem a camisa da empresa.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder? 

Visão estratégica para enxergar as oportunidades de crescimento e de avanço; empatia para se colocar no lugar do outro e entender os pontos de melhoria que precisam ser ajustados na equipe; humildade para saber aceitar outros pontos de vista que podem ser úteis para uma transformação positiva na organização; empenho para buscar os objetivos até que eles sejam alcançados, e inteligência para delegar funções e crescer de forma conjunta.

 

 Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia? 

A garantia da diversidade é uma forma de se aproveitar o potencial máximo das pessoas nas atividades em que elas têm um melhor desempenho. Quando um verdadeiro líder tem essa visão estratégica, a equipe passa a ser muito mais rica e diversa, além de produzir resultados ainda melhores.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais? 

A promoção de um ambiente de trabalho acolhedor e participativo deve sempre estar em pauta, assim como o engajamento da organização em ações que visem à sustentabilidade, ao desenvolvimento humano e à contribuição para o desenvolvimento social e econômico das localidades onde a organização atua. É o que fazemos no cooperativismo.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Os maiores desafios e conquistas andam lado a lado, pois um leva ao outro. Ao longo de tantos anos no cooperativismo, desde o seu início, tive que atuar bastante para que houvesse a regularização das cooperativas de crédito e a construção de uma boa imagem de nossas cooperativas perante a sociedade. Hoje temos no Brasil um dos melhores (senão o melhor) marco regulatório do cooperativismo de crédito mundial. Foram processos trabalhosos que demandaram, e ainda demandam, paciência, esforço e diligência. Sou feliz pela dimensão que ganhamos e que hoje nos coloca como uma das principais instituições do Espírito Santo.

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro? 

O caminho para dar certo em todos os sentidos é trabalhar com uma equipe integrada e motivada, tendo sempre em mente objetivos claros a serem alcançados. Justamente por trabalharmos com seres humanos é que devemos primar pelo cuidado com as pessoas, ver os sinais que elas emitem e selecionar. Isso nos permite vislumbrar um futuro dinâmico e de sucesso para a nossa organização.

Patrocínio