Carlos Ferreira: “É importante um bom líder entender o ser humano e ser empático com o outro”

“Compartilhar nossas metas e ver nossas equipes inseridas na causa do hospital, com o engajamento e compromisso necessários para o melhor resultado para nossos pacientes, é muito gratificante.”

Carlos Ferreira é CEO da Athena no Espírito Santo e está no Grupo Athena Saúde, detentor do Vitória Apart Hospital, há dois anos. É diretor adjunto da Associação Brasileira dos Planos de Saúde e tem ampla experiência na área de gestão em saúde, além de master em Marketing Estratégico pela D´Amore – McKim School of Business at Northeastern University e especialização pela IESE Business School.

Um dos maiores complexos hospitalares do Espírito Santo e eleito o melhor do estado de acordo com o ranking da revista norte-americana NewsWeek, o Vitória Apart Hospital completa 20 anos com projetos inovadores e inéditos no estado, com foco em serviços que garantem agilidade no atendimento e assistência especializada.

O hospital conta com três prontos atendimentos descentralizados, ampliando e facilitando o acesso do capixaba aos serviços médicos de urgência e emergência, em Vitória, Cariacica e na Serra. Em Cariacica e Vitória, os atendimentos são nas especialidades de pediatria, clínica e ortopedia. Na Serra, além do complexo hospitalar que conta com pronto-socorro, há um novo pronto atendimento, que oferece atendimento em clínica geral e pediatria.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Nosso hospital possui uma história de vanguarda e compromisso com a população capixaba e nossa gestão procurou potencializar essa vocação por meio de um trabalho que valoriza o espírito de equipe, o amor e a dedicação. Penso que esses atributos e atitudes contribuíram muito para o reconhecimento do líder à frente do Vitória Apart Hospital.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança é o ato de integrar pessoas, objetivos e processos na mesma direção e com as mesmas motivações. O bom líder trabalha para sua equipe, facilitando o desempenho de cada um na direção do todo.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Sem dúvida, a confiança e a liderança positiva são muito importantes. Valores éticos e de transparência também estimulam os profissionais e devem estar presentes em um líder. Compartilhar nossas metas e ver nossas equipes inseridas na causa do hospital, com o engajamento e compromisso necessários para o melhor resultado para nossos pacientes, é muito gratificante.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

É importante um bom líder ser “gentólogo”, ou seja, entender o ser humano e ser empático com o outro. O líder precisa buscar extrair o melhor resultado de seus colaboradores e pensar o emocional e o racional com equilíbrio.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Claramente conhecer muito bem o negócio, seus vetores e, acima de tudo, seu potencial de mercado. O líder precisa saber ouvir, jamais prejulgar, além de estimular a inovação e a disrupção, principalmente em um setor que pouco pratica esses valores em processos, apenas na ciência.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Nós lidamos com a vida de nossos clientes, e a vida é diversa, nos foi dada como presente divino, não importando credo, raça, cor ou qualquer outra classificação socioeconômica. A diversidade e o respeito ao outro fazem parte do nosso DNA.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Sem dúvida, a saúde pública, os efeitos pós-pandemia, as doenças crônicas e mentais… Como líder no segmento de saúde, também entendo ser necessário estar conectado à formação e à educação continuada de nossas equipes médicas e assistenciais.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Nada se compara ao biênio da Covid-19, que nos testou fortemente em tudo: nos aspectos técnico-científicos, comportamentais, psicológicos, logísticos e informacionais. Uma verdadeira operação de guerra na direção da vida. Estar à frente de um negócio de saúde nesse período foi o maior desafio.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O líder tem que estar preparado para lidar com um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e ter a capacidade de se reinventar rapidamente, antevendo tendências e comportamento. Nosso negócio cuida do  bem mais precioso dos seres humanos,  a vida. Por isso, manter uma equipe de vanguarda, unida e atenta à inovação é fundamental para a perpetuidade e reconhecimento de nossos serviços hoje e sempre

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