Carlos Marianelli: “O capital humano é o principal ativo de uma empresa”

O empresário Carlos Marianelli é formado em Engenharia Civil e tem MBA em Gestão Empresarial. É fundador e diretor da Compose Revestimentos e Acabamentos, uma empresa com DNA capixaba e 30 anos como referência na especificação de material de acabamento de alto padrão. Foi fundada em 1993 como a primeira loja em Vitória focada em acabamentos e revestimentos. Hoje, o negócio cresceu e está presente até fora do Brasil, tendo ampliada também a área de atuação para trazer opções sofisticadas em peças de mobiliário ao estado.

“Liderança para mim é quem reconhece a importância de cada membro da equipe para o sucesso do negócio. Sempre busquei trabalhar com acolhimento, estímulo e valorização dos profissionais.”

O Grupo Compose atualmente é formado por cinco lojas: Compose Vitória, Compose Serra, Compose Planejados, Compose Miami, além de uma importadora de revestimentos, a Revix, todas tendo como diferencial o fornecimento de produtos de qualidade, disponibilizados para o mercado capixaba, muitas vezes, com exclusividade pela Compose.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Ser eleito líder no segmento de acabamentos é muito gratificante, é o reconhecimento de toda uma história de mais de 30 anos no mercado do Espírito Santo e 10 anos nos Estados Unidos. Está no nosso DNA levar ao mercado o que há de melhor em acabamentos de obras residenciais e comerciais.  Acredito que toda e qualquer vitória tem início dentro de casa, ou seja, dentro da nossa empresa, que esse espírito de equipe e de estarmos sempre ao lado de nossos clientes  é  reflexo dessa conquista, que muito me honra.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança para mim é quem reconhece a importância de cada membro da equipe para o sucesso do negócio. Sempre busquei trabalhar com acolhimento, estímulo e valorização dos profissionais.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Vivemos hoje um mundo diferente, com diversas gerações no mercado de trabalho e a evolução do conhecimento. A liderança positiva é muito importante nesse contexto para sabermos valorizar os pontos fortes da nossa equipe, incentivar o desenvolvimento de competências para melhorar os resultados. É possível praticá-la por meio de um canal aberto para diálogo, da cultura de feedback e promoção de reconhecimento.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Compreendendo que o capital humano é o principal ativo de uma empresa e, então, avançar nesse raciocínio e compreender que sua equipe é formada por pessoas e que elas precisam ser vistas como tal. Relacionamento é uma das palavras-chave nesse aspecto, pois é por meio da comunicação que podemos engajar pessoas, ouvi-las e compreendê-las.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Um bom líder é formado por um conjunto de comportamentos e habilidades, que aliam conhecimento técnico e inteligência emocional. Primeiro, é preciso ser reconhecido como referência em seu segmento, demonstrar conhecimento amplo na área que atua. Depois, manter a postura de líder, que nada tem a ver com ser uma pessoa inacessível ou superior, mas ser solucionador de questões, uma figura reconhecida por inspirar e conduzir pessoas rumo ao sucesso.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Estar atento às transformações sociais e promover ações que contribuam com a promoção da diversidade. O líder muitas vezes é visto como exemplo, então, ele tem um papel fundamental no comportamento da equipe e deve cultivar o respeito às individualidades na busca pela diversidade na companhia.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Vivemos num contexto de muitas mudanças na atualidade e um líder precisa estar preparado para absorver as novidades do mercado, ouvir, questionar, treinar e agir.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Acredito que, primeiramente, temos que acreditar no nosso negócio, ter fé, humildade e determinação. Após isso, saber entender a mudança do mercado, o que o consumidor deseja e nós, como empresa, saber a melhor forma de entender e atender seus desejos e anseios.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O líder do futuro precisa gostar de pessoas e ter atenção especial com elas. Caminhamos cada vez mais para a valorização da liderança humana, democrática e horizontal. Ele também precisa estar atualizado com a evolução e tendência dos produtos, ter bom conhecimento de como funciona uma empresa no Brasil com toda sua complexidade administrativa, pessoal, tributária e fiscal.

Patrocínio