Condomínio-fazenda em Santa Leopoldina terá mata preservada com 600 mil metros quadrados

A Fazenda Barão do Império, empreendimento agrogastronômico e de lazer, está localizada em Santa Leopoldina, um verdadeiro paraíso ecológico, com exuberância de várias cachoeiras, fauna, flora e diversidade étnica que conferem à região uma grande potencialidade de turismo, cultura, lazer e prática de esportes.

No empreendimento, o destaque vai para os 800 mil metros quadrados de área de verde. São mais de 600 mil m² de área de mata preservada e 140 mil metros quadrados de área reflorestada.

Santa Leopoldina revela grandes descobertas, como matas nascentes, casarões do século passado e contato com a natureza. É uma região cercada de montanhas, com informações históricas, manifestações culturais, assim como serviços turísticos (restaurantes, pousadas, áreas de visitação), ficando a apenas 32 quilômetros do centro de Vitória.

A cidade é conhecida como uma das primeiras colônias do estado. Por seu grande valor histórico, o município faz parte das rotas turísticas, como a Rota do Imigrante e a Rota Imperial.

Quem deseja morar em Santa Leopoldina e se aventurar pelos municípios próximos tem a opção de explorar o roteiro conhecido como as “Três Santas” do Espírito Santo: Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Ao desbravar esse percurso, além da cultura presente em cada detalhe, os visitantes encontram belas paisagens e uma diversidade gastronômica incrível.

A rodovia Bernardino Monteiro, que liga Santa Leopoldina a Santa Teresa, é a primeira estrada de rodagem de automóveis a conectar dois municípios capixabas, além de conter belas paisagens, como a Cachoeira Véu de Noiva, em seu percurso. Para facilitar o deslocamento nessa região, o governo do estado realizou obras de revestimento na rodovia ES-080, que une as duas cidades, melhorando a mobilidade das pessoas, garantindo mais segurança para os moradores e incentivando o cicloturismo capixaba, que vem crescendo disparadamente na região.

A economia do município é gerada por meio da agricultura e do comércio. Atualmente ele é considerado um dos maiores produtores de gengibre do Brasil, com parte do produto exportada para os Estados Unidos e países da Europa. Destaca-se ainda na produção de hortifrutigranjeiros, café, banana, mamão, pimenta e verduras. O turismo também é um forte alicerce econômico, atraindo turistas durante todo o ano.

Atenta a todo o potencial turístico, cultural e econômico da região, a Vaz Desenvolvimento Imobiliário prevê um investimento de mais de R$ 40 milhões no empreendimento, que já se encontra em fase de implantação, com o objetivo de promover ainda mais o desenvolvimento turístico e comercial do local.

O empreendimento está localizado em Barra de Mangaraí, distrito de Santa Leopoldina, que está a menos de 35 quilômetros do aeroporto de Vitória. O lugar abriga um casarão histórico, por onde passaram escravos, tenentes, senhores de terras, imigrantes, além de ser local de nascimento do primeiro governador do estado – Afonso Cláudio de Freitas Rosa – e preserva grande parte das características originais.

A Fazenda Barão do Império será o primeiro empreendimento com o conceito agrogastronômico do país. Trata-se de um condomínio residencial, com a oferta de terrenos de mil a 3 mil metros quadrados destinados à construção de ranchos, além de toda uma estrutura produtiva de fazenda, com produtos fabricados ali mesmo para consumo exclusivo dos moradores. Haverá produção de alimentos saudáveis e de qualidade, como geleias de frutas extraídas dos pomares, ovos caipiras, hortifrúti, apiário, queijos especiais, além de lagos para a criação de tilápias.

Contará ainda com um restaurante gourmet tematizado, com fogo de chão, fogão à lenha e microcervejaria artesanal. De acordo com o CEO da Vaz Desenvolvimento e idealizador dos já conhecidos condomínios Boulevard Lagoa e Mar D’ulé, Douglas Vaz, os moradores saberão exatamente o que estão comendo, como é plantado e cuidado e poderão desfrutar de tudo o que a fazenda pode proporcionar.

Além de toda a beleza e atratividade da região, o condomínio-fazenda terá um resort para relaxar, praticar esportes e se divertir, o Imperiale Club. Ele vai contar com piscina tropical de borda infinita, piscina infantil, bar da piscina, restaurante, academia, SPA center, hidromassagem com água aquecida, sauna, varandas, playground, espaço pet, além de 3.500 metros de trilha ecológica à beira dos cinco lagos e ciclovia.

Os cinco lagos presentes no local também terão diversos espaços contemplativos e de lazer: Lago do Barão com píer; Lago das tilápias, exclusivo para pesca; Lago do Sol, com espaço para piquenique; Praça das Flores, e Praça Lual, além do Lago da Lua e o Lago da Mata.

Na praça esportiva, haverá quadra de tênis, duas quadras de beach tênis, campo de futebol society, sport grill e quadra de bocha.

Todo o empreendimento contará com torres de segurança, portaria com monitoramento e ronda motorizada durante 24 horas, oferecendo total proteção aos moradores.

Desenvolvimento econômico

O empreendimento vai gerar empregos na área, contribuindo para o desenvolvimento da economia em Santa Leopoldina e em regiões próximas. De acordo com a loteadora, durante a obra e pós-obra do condomínio-fazenda serão criados cerca de 240 empregos, diretos e indiretos.

“Na fase de implantação, vamos gerar oportunidades na construção do condomínio, assim como para o funcionamento da estrutura da fazenda. Vamos priorizar o uso da mão de obra local, contratando profissionais da agricultura, construção civil, projetistas, pedreiros, assistentes de obras, arquitetos, entre outros. Além disso, após a entrega do empreendimento, seguiremos criando vagas na fase de construção das casas, o que deve gerar em torno de 500 empregos diretos, movimentando a economia local em comércios, como materiais de construção, lojas de eletrodomésticos, vestiário, padarias e afins. A intenção também é de aproveitar a mão de obra do povo quilombola, presente na região de Santa Leopoldina”, explica Vaz.

Eco Vaz

A Vaz Desenvolvimento Imobiliário possui em seus empreendimentos diversos projetos ecológicos, por meio da Eco Vaz, uma iniciativa da empresa focada em criar projetos construídos de forma consciente, com a preservação de áreas verdes e fauna local visando ainda ao bem-estar dos futuros moradores e à redução de custos nos condomínios.

No mais recente projeto da Vaz, Fazenda Barão do Império, a loteadora se comprometeu na implantação de sistema de captação de energia solar e água das chuvas nas residências, para proporcionar redução de gastos nos valores de condomínios. Além disso, realizará o plantio de duas árvores frutíferas e duas nativas para cada residência, que, com os 140 mil metros quadrados de área em fase de recuperação ambiental e os 650 mil metros de área já preservada, totalizarão mais de 800 mil m² de área verde.

Outros projetos sustentáveis serão realizados: pavimentação em piso intertravado, para melhor a permeabilidade do solo, substituição de muros de fechamento dos lotes por cercas revestidas de vegetação e casas com o máximo de dois pavimentos, visando à proteção do ecossistema local, que conta com aves típicas.

Cerca de 40 profissionais serão responsáveis pela recuperação e reflorestamento das nascentes, monitoramento dos lagos e educação ambiental dentro do condomínio, o que vai gerar mão de obra qualificada, construção eficiente e menos tempo na entrega do empreendimento.

Ficha técnica

Realização: Vaz Desenvolvimento Imobiliário

Estágio da obra: em construção

Localização: Rod. José Sette, KM 29, Barra de Mangaraí, Santa Leopoldina

Características: o condomínio Fazenda Barão do Império será constituído por 428 terrenos (distribuídos em três fases), que terão áreas privativas de mil e 3 mil metros quadrados. Será o primeiro empreendimento produtivo do Brasil. Os proprietários terão área de lazer central e matas nativas para passeios ecológicos em torno dos lagos.

Informações: (27) 4042-0809

Patrocínio