Dilmar Simonetti: “Como líder, preciso saber a hora de liderar e a hora de me deixar ser liderado”

O CEO da Móveis Simonetti, Dilmar Simonetti é natural de Pinheiros. Seu primeiro emprego foi de marceneiro, e logo depois abriu a Móveis Simonetti. Atualmente, são 57 lojas nos estados do Espírito Santo, Bahia e Mias Gerais. Para 2022, a perspectiva é ter 63 lojas, além de uma presença em seus canais digitais ainda mais, com e-commerce.

A Móveis Simonetti está no grupo das 200 maiores e melhores empresas do ranking do IEL / Findes, ocupando o 33º lugar geral e 19º entre as empresas capixabas. A empresa é a terceira maior e a segunda melhor no ranking exclusivo do comércio varejista.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Acredito que as pessoas me elegeram pela minha jornada até aqui e pela excelente equipe que conseguimos formar e conduzir.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança para mim é a arte de alcançar um objetivo, deixando que cada membro da sua equipe mostre o seu valor e, assim, se destaque por meio de seu talento. É saber valorizar o que cada um tem de melhor e crescer junto com as pessoas.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Uma boa liderança precisa levar em consideração o talento das pessoas e saber valorizar todos os que estão ao seu redor.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Valorizando as pessoas, respeitando-as e dando-lhes oportunidade de mostrar habilidades. Há momentos em que o líder tem que deixar fluir, e outros em que tem que retomar e mostrar a direção.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Saber ouvir é uma habilidade essencial a toda liderança, além de ter calma (contar até 10!) para tomar uma posição diante das divergências.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Nossa empresa é a cara no Brasil, um bom exemplo em relação à diversidade. Basta andar pela empresa que já se nota que aqui não temos um tratamento especial porque alguém é branco, negro, asiático, homossexual ou hétero. Aqui valorizamos o profissional e seu comportamento ético. A cor de sua pele, sua religião e orientação sexual não fazem parte do critério de avaliação.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

O líder precisa estar antenado ao que está acontecendo no mundo, aos cenários político, econômico e tecnológicos, às inovações e, principalmente, a como essa nova geração se comunica e se sensibiliza ou não com o que temos para oferecer.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Foram muitas emoções nessa jornada, mas, sem dúvida nenhuma, nada supera o momento em que tivemos que lacrar as portas devido à pandemia. Essa foi uma prova que desafiou os líderes de forma geral.  Não vou sentir saudade.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

Para mim, a liderança precisa ser compartilhada. Por mais que eu possa ser um bom líder, eu preciso enxergar que, para determinados projetos ou perfis, outros modelos de liderança farão mais sucesso, trazendo, assim, melhores resultados. Na empresa temos várias lideranças, e eu, como líder, preciso saber a hora de liderar e a hora de me deixar ser liderado.

Patrocínio