Eduarda Buaiz: “é preciso ter um propósito, e ele precisa passar pelo bem do outro”

Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos

Eduarda Buaiz comanda a Buaiz Alimentos, que, aos 81 anos, orgulha-se de manter uma relação muito próxima e afetiva com a sociedade capixaba e seus colaboradores. No ano passado, pelo terceiro ano consecutivo, demonstrando o vigor que sua tradição imprime como marca, a empresa conquistou o selo Great Place To Work (GPTW),  o que a reconhece como uma empresa com excelente ambiente de trabalho. O selo é uma etapa de um projeto mais amplo que busca avanços em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.

Saiba mais sobre a gestão da diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, nesta entrevista.

 

Por que você foi eleita líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória? 

Penso que a vitória é primeiramente resultado de um trabalho que vem sendo construído há muitas décadas, em uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, pela inovação aliada à tradição e pela vontade de crescer, sempre. Ser eleita líder no segmento alimentício passa pelo reconhecimento do desempenho da Buaiz Alimentos e do que tem acontecido na empresa neste tempo em que assumi a liderança. Ou seja, passamos por um ciclo de modernização e investimentos que foi reconhecido como estratégico por quem está dentro e fora da empresa. Demonstra que estamos no caminho certo, em constante movimento, buscando novidades, incorporando novos processos, investindo em melhorias contínuas, criando ações internas que motivem e estimulem a criatividade e os resultados.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

Minha liderança é marcada pela humanização, pela valorização das pessoas e pelo trabalho em busca de um propósito. Meu propósito como líder é que as ações têm que focar no bem de todos e que a gestão precisa ser participativa, compreendendo que a empresa é feita de pessoas e que essas pessoas são o bem mais valioso que temos. Desde quando foi criada, a Buaiz Alimentos sempre teve essa relação muito próxima e afetiva com seus colaboradores. E minha liderança está muito alinhada a isso. No dia a dia, busco me inserir em diferentes áreas, conhecer as especificidades e desafios dos setores, ouvir os colaboradores e desenvolver uma política de gestão de pessoas voltada para o respeito e o crescimento de todos.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

A verdade está em praticar o que se acredita. E eu faço isso no dia a dia. Respeitar o próximo e as diferenças de cada um é um valor inegociável que eu incorporo também no meu lado profissional. Compreender as diferenças significa ter foco nas pessoas, ter habilidade de ouvir e entender as particularidades de cada um. O líder do futuro precisa demonstrar seu lado humano, ter humildade para mostrar que não tem respostas para tudo, ter resiliência e, principalmente, ter a capacidade de promover mudanças.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

Me inspiro diariamente na história que começou com meu avô Americo Buaiz, uma pessoa tão especial que transformou sonho em realidade, idealizou o que somos hoje e marcou a vida de tantos que passaram pela empresa. Uma história que teve continuidade com uma gestão brilhante do meu pai, Americo Buaiz Filho, presidente da Buaiz Alimentos e do Grupo Buaiz, que foi marcada por tantos avanços, mantendo a tradição com o vigor e a inovação que continuam presentes até hoje.

Espero que as pessoas me reconheçam como uma liderança positiva, que está conectada a todos os setores da empresa. Sempre fui determinada e objetiva e acredito que essas características foram fundamentais para construir minha carreira profissional e para consolidar essa liderança que considero positiva. Sou uma líder que atende as demandas com eficiência, precisão e dinamismo e que não perde de vista a sensibilidade, o cuidado e o acolhimento com meus colaboradores. Espero que isso seja enxergado e que na prática tenha resultados concretos junto aos que trabalham comigo.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

É escolher profissionais pela competência, avaliar habilidades e tornar o ambiente um local saudável para o crescimento e desenvolvimento de todos, independente das escolhas pessoais de cada um. As diferenças se complementam e tornam as equipes mais desafiadas a entender o outro, trabalhar a empatia e buscar resultados em conjunto.  O papel do líder é dar o exemplo e respeitar as diferenças, se colocando no lugar do outro e proporcionando espaço para todos.

Liderança é ter sensibilidade e equilíbrio, é saber ouvir e compartilhar decisões. Acredito que um bom líder tem a  capacidade de tomar decisões estratégicas com foco no resultado do todo, sempre com olhar individualizado para cada área e colaborador. Acredito que um dos diferenciais de um grande líder é contribuir para uma gestão participativa, com foco no ser humano e em todas as questões que permeiam a vida dele. Uma equipe unida e feliz alcança resultados maiores e melhores.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?

Pautas que foquem o bem comum, o desenvolvimento humano e coletivo, a sustentabilidade do negócio. Acredito ser muito importante estar atento à comunidade, ao seu entorno. É claro que cada vez mais temos que ter uma visão global, com foco em questões que devem permear nossas decisões ambientais, econômicas e políticas. Mas o olhar para a sociedade em que estamos inseridos, à comunidade e aos nossos públicos mais próximos é fundamental. É preciso cada vez mais buscar ser líder no entendimento de que somos ligados, interdependentes.

Desde quando foi criada, a Buaiz Alimentos sempre teve essa relação muito próxima e afetiva tanto com seus colaboradores quanto com a sociedade como um todo. Tenho muito orgulho da atuação social efetiva da Buaiz Alimentos em toda a sua trajetória. Produzimos alimentos e atuamos sempre compartilhando o que produzimos, contribuindo com ações que apoiam famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. É preciso ter um propósito, e ele precisa passar pelo bem do outro.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Meu desafio como líder é continuar mantendo a Buaiz Alimentos uma empresa viva, uma empresa que gera emprego e renda, que está na vida dos capixabas, trazendo sabor, alegria e vendo nossos produtos associados a tantos momentos felizes. Esse desafio também passa pelos investimentos em inovação, em estar conectada ao que há de mais moderno na indústria 4.0 para incorporar novas soluções em nossos processos e produtos.

Enquanto gestora da Buaiz, muitas conquistas foram importantes, investimentos realizados e projetos que têm garantido a empresa ser referência. Trabalho com foco em um futuro que garanta o desenvolvimento e o crescimento das pessoas, profissionalmente e como indivíduos. Atuamos compartilhando valores como integridade, comprometimento e respeito. São valores que devem permear todas as decisões. Espero um futuro mais justo, com menos desigualdade e mais oportunidades, com uma economia estável e um mercado mais competitivo.

 

Em uma palavra: ser líder é… humanizar as relações.

 

Patrocínio