Etore Selvatice Cavallieri: “tenho colocando o meu dom de líder a serviço das pessoas e da comunidade”

O Grupo Imetame atua em diversos segmentos, como metalmecânico, de rochas ornamentais, de logística, de energia e de óleo e gás, tanto no mercado nacional quanto, para alguns negócios, no cenário internacional.

A empresa “mãe” do Grupo, a Imetame Metalmecânica, com sede em Aracruz, tem 43 anos, com atuação em diversos segmentos, como papel e celulose, siderurgia e petróleo e gás nas atividades de fabricação, montagem e manutenção de grandes indústrias.

Um dos negócios do grupo, o Porto da Imetame está com as obras em ritmo acelerado, com previsão para início das operações em 2025. Ele tem como conceito um complexo de terminais privados modelado para atender aos mais diversos setores produtivos, oferecendo terminais especializados para diferentes tipos de cargas e serviços, como contêineres, carga geral, graneis sólidos, líquidos e gasosos.

Com profundidade de 17 metros, o porto poderá receber navios de longo curso, tanto para contêineres quanto para granéis vegetais. A dragagem do empreendimento, que está sendo realizada pela própria Imetame, já conta com um avanço de quase 50%, equivalente a 1,47 milhões de m³ dragados. Nessa primeira etapa das obras marítimas, as atividades da draga estão focadas na área para atendimento do cais para contêineres e carga geral. Além disso, a empresa também deu início à construção do cais, com as primeiras estacas já posicionadas.

Neste ano, também foi autorizada oficialmente a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, a primeira ZPE privada do país, com 2,5 milhões de m², sendo 500 mil m² imediatamente disponíveis. A Imetame já deu entrada no pedido de licença ambiental da implantação da ZPE Aracruz e, na sequência, será realizado o processo de alfandegamento da área pela Secretaria Especial da Receita Federal.

À frente do Grupo Imetame está Etore Selvatice Cavallieri, eleito líder empresarial nas categorias Líder em Grandes Grupos e Líder do Ano. Saiba mais sobre o CEO na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para o senhor? A que atribuiu sua liderança tanto no seu segmento quanto na categoria Líder do Ano?

Perante Deus e como líder, eu tenho cumprido a minha missão, colocando o meu dom de líder a serviço das pessoas e da comunidade. Eu entendo que é por isso, talvez, que as pessoas me escolheram.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Tem um peso ter sido escolhido pelos meus colegas de atividade. Eles entenderam que, na minha gestão, na nas minhas atividades, no meu empreendedorismo, tem algo diferente. Eles entenderam que há algo que me diferencia e me escolheram, e eu fiquei feliz em honrado com isso.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?

A minha liderança está voltado para fazer as pessoas felizes. Nós focamos muito nos nossos colaboradores e na nossa comunidade. A nossa missão é contribuir para as pessoas realizarem sonhos, tornando o mundo melhor. Verdadeiramente a gente pratica isso no dia a dia, e isso é o que me motiva o que me funciona. Gostaria que, ao me olharem, as pessoas enxergassem que eu sou uma pessoa simples, igual a todo mundo! Uma pessoa que gosta de gente, que gosta de pessoas, uma pessoa normal.

Patrocínio