Fernando Cinelli: “É preciso transformar os liderados, algo que exige valores claros e sólidos”

“Um bom líder sabe distinguir onde vale cada segundo e cada centavo. O segredo para isso é a empresa ser uma estrela-do-mar, isto é, o negócio não depender apenas de você. É preciso formar novas pessoas, desenvolver o potencial e a capacidade de outras lideranças na sua empresa.”

A APX Investimentos atende as necessidades dos clientes da Apex Partners em soluções customizadas de investimentos no longo prazo, otimizando aspectos patrimonial, tributário e sucessório no planejamento das estruturas adotadas. A Apex Partners é uma casa de soluções financeiras cujo propósito é desenvolver o mercado de capitais e o ecossistema de serviços financeiros regionalmente.

Presidida por Fernando Cinelli, a Apex Partners quase triplicou o número de colaboradores recentemente, chegando a 110, e inaugurou uma nova sede, a Apex Empresarial na Praia do Suá, em Vitória. A empresa já está preparando sua expansão geográfica para, em 2022, estabelecer filiais em seis cidades capixabas: Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Vila Velha e Venda Nova do Imigrante.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Na Apex Partners, priorizamos sempre o longo prazo e trabalhamos arduamente para, além de construir um grande negócio, contribuirmos com todo um ecossistema. O propósito da Apex é desenvolver o mercado de capitais do Espírito Santo porque acreditamos que isso trará uma prosperidade econômica sem paralelo ao nosso estado.

Isso passa por nos tornarmos o principal banco de investimentos especializado no middle market (empresas de médio porte) do Brasil, mas nosso propósito vai além. Desde nossa fundação, em 2013, buscamos trabalhar ativamente para a expansão do ecossistema de serviços financeiros do estado, algo que beneficia não apenas nossos clientes, mas todo o capital humano capixaba e os negócios do entorno.

Nós criamos mecanismos que aprimoram a alocação de recursos financeiros. Obviamente, isso beneficia nossos clientes, que passam a ter maiores retornos, mas também toda a região, pois esses investimentos passam a ser direcionados em projetos do nosso estado, como imobiliário e de empresas. Ou seja: quebramos um paradigma, e o dinheiro do capixaba passou a financiar o desenvolvimento do Espírito Santo.

O prêmio é um reconhecimento da dedicação, disciplina e trabalho duro feitos até aqui, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Vamos continuar expandindo cada vez mais.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança é inspirar indivíduos a realizarem o máximo do potencial de cada um. Para isso, é preciso transformar os liderados, algo que exige valores claros e sólidos, e dar o exemplo a partir do trabalho duro e da disciplina.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

É tornar tangíveis para os liderados o propósito, a missão e os valores da organização para que eles, ao internalizarem quais são os “caminhos” e as “regras do jogo”, possam ter liberdade para trabalhar e inovar.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

É um desafio constante conseguir gerenciar suas prioridades e o tempo, mas gosto de assumir o princípio de Pareto, em que 80% dos resultados vêm de 20% das causas. Um bom líder sabe distinguir onde vale cada segundo e cada centavo. O segredo para isso é a empresa ser uma estrela-do-mar, isto é, o negócio não depender apenas de você. É preciso formar novas pessoas, desenvolver o potencial e a capacidade de outras lideranças na sua empresa.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Vejo como essenciais alguns pontos, como a liderança pelo exemplo, ser capaz de tangibilizar o propósito da companhia para ser palpável para todos os colaboradores, demonstrar visão de longo prazo e disciplina, ter capacidade analítica, entender os problemas como oportunidades e os solucionar pensando “fora da caixa”. Além de tudo isso, é essencial atrair os melhores talentos e os premiar de forma meritocrática, em especial quem está alinhado à cultura e entrega resultados excepcionais.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Pense em um grupo que se feche unicamente a um nicho. Quanto de talento potencial e de capital humano produtivo e de alto impacto seria perdido? É preciso humildade para entender que não é possível saber de tudo. Atrair pessoas diferentes, com habilidades, visões e histórias de vidas diferentes e agregá-las em um mesmo sonho acelera a inovação e a produtividade, além de estabelecer um ambiente organizacional mais aberto a novas ideias.

 

Quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

O mundo está passando por uma transformação importante, a forma como os negócios operavam há cinco anos é muito diferente de hoje e será completamente diferente daqui a cinco anos. Então, é fundamental estar em alerta constante para estar contratando e aprendendo com esses avanços tecnológicos a fim de sempre entregar resultados com excelência.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Romper com o status quo estabelecido e as barreiras postas é o maior desafio e exige disciplina, trabalho árduo e criatividade. Algumas conquistas mexem particularmente comigo. Possibilitar a saída do papel de ideias que quando executadas geram inovações, empregos e serviços e bens melhores, gerar mais de oito mil empregos diretos e indiretos e ter uma equipe motivada dia após dia e, especialmente, inspirar pessoas no #BuyES (comprar o ES).

Estamos desenvolvendo um mercado que era basicamente concentrado em São Paulo, e muitos capixabas precisavam migrar para atuarem nesse segmento. Hoje não é preciso mais sair do nosso estado para construir uma carreira sólida e que gera grande impacto em serviços financeiros. E isso foi possível ao construir uma empresa que cresce exponencialmente, tanto em clientes quanto no número de colaboradores.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

As definições de alguns conceitos mudam com o passar do tempo, mas a chave da boa liderança continua e será a mesma: paixão por servir as pessoas ao buscar sua melhor versão a partir de trabalho duro, frugalidade e meritocracia. E saber gastar o tempo com coisas que sempre te desafiem, ao invés de se acomodar com o caminho já trilhado, achando que já obteve o bastante. É preciso que o crescimento acelerado seja uma constância, não necessariamente apenas na fase inicial de uma empresa. Gosto da seguinte frase: “Vá até onde a sua vista alcançar e, ao chegar lá, você conseguirá enxergar mais longe” (J. P. Morgan).

Patrocínio