Fernando Cinelli: “um bom líder sabe distinguir onde vale cada segundo”

Fernando Cinelli, fundador e presidente da Apex Partners

Fernando Cinelli é fundador e presidente da Apex Partners, empresa de soluções financeiras que busca desenvolver o mercado de capitais regional. A empresa prioriza a visão a longo prazo, crescendo de maneira sustentável e trabalhando obstinadamente para, além de construir um grande negócio, contribuir com todo um ecossistema. O propósito da Apex é desenvolver o mercado de capitais regional, porque acredita que isso transforma toda a sociedade, tornando-a economicamente próspera.

“Desde nossa fundação, em 2013, buscamos trabalhar ativamente para o progresso do ecossistema de serviços financeiros, algo que beneficia não apenas nossos clientes, mas todo o capital humano capixaba e os negócios do entorno”, ressalta Fernando. Conheça mais o Líder em Solução de Investimentos Financeiros na entrevista a seguir.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?

Nós criamos mecanismos que aprimoram a alocação de recursos financeiros. Isso beneficia nossos clientes, que passam a ter maiores retornos, mas também toda a região, pois esses investimentos passam a ser direcionados em projetos locais, como imobiliário e de empresas. Quebramos um paradigma ao investir o capital regional para financiar o desenvolvimento da própria localidade.

Esse prêmio e esse reconhecimento são nossos. Compartilho essa conquista com o time de alta performance que trabalha duro para expandir nosso negócio e se dedica arduamente para continuar desenvolvendo o que estamos nos tornando: o principal banco de investimentos especializado no middle market (empresas de médio porte) do Brasil.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?

Liderança é inspirar indivíduos a realizarem o máximo do potencial de cada um. Para isso, é preciso transformar os liderados, algo que exige valores claros e sólidos, e dar o exemplo a partir do trabalho duro e da disciplina. Ser líder é tornar tangíveis para os liderados o propósito, a missão e os valores da organização para que eles, ao internalizarem quais são os “caminhos” e as “regras do jogo”, possam ter liberdade para trabalhar e inovar.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?

Os valores são as “regras do jogo” que orientam – como bússolas internas – as decisões, as relações, o propósito da empresa e a cultura de cada profissional. Os nossos princípios guiam as nossas estratégias. Para além do que cultivamos internamente, nós trabalhamos ativamente para propagar àquilo que acreditamos à sociedade. São premissas como disciplina, foco em resultados e visão a longo prazo que nos movimentam à construção de diretrizes mercadológicas prósperas.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

Ser apaixonado pelo que faz. Nenhuma liderança nasce sem essa motivação interior e que reverbera para os demais. Amar a entrega, o resultado, as conquistas e tudo o que a empresa pode fazer. O reconhecimento procede da humildade, entendendo que não é possível saber de tudo. Por isso, um bom líder consegue atrair pessoas diferentes, com habilidades, visões e histórias de vidas diferentes, e agregá-las em um mesmo sonho, estabelecendo um ambiente organizacional mais aberto a novas ideias.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?

Um bom líder sabe distinguir onde vale cada segundo e cada centavo. O segredo para isso é a empresa ser uma estrela-do-mar, isto é, o negócio não depender apenas de você. É preciso formar novas pessoas, desenvolver o potencial e a capacidade de outras lideranças na sua empresa.

 

Quais são as boas práticas da sua governança?

Vejo como essenciais alguns pontos, como a liderança pelo exemplo, ser capaz de tangibilizar o propósito da companhia para ser palpável para todos os colaboradores, demonstrar visão de longo prazo e disciplina, ter capacidade analítica, entender os problemas como oportunidades e os solucionar pensando “fora da caixa”. Além de tudo isso, é essencial atrair os melhores talentos e os premiar de forma meritocrática, em especial quem está alinhado à cultura e entrega resultados excepcionais.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?

O mundo está passando por uma transformação importante, a forma como os negócios operavam há cinco anos é muito diferente de hoje e será completamente diferente daqui a cinco anos. Então, é fundamental estar em alerta constante para estar contratando e aprendendo com esses avanços tecnológicos a fim de sempre entregar resultados com excelência.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Romper com o status quo estabelecido e as barreiras postas é o maior desafio e exige disciplina, trabalho árduo e criatividade. Algumas conquistas mexem particularmente comigo: possibilitar a saída do papel de ideias que quando executadas geram inovações, empregos, serviços e bens melhores, gerar milhares de empregos diretos e indiretos, ter uma equipe motivada dia após dia e, especialmente, inspirar pessoas no #BuyBrazil,  ou seja, “investir no nosso estado e país”.

Estamos desenvolvendo um mercado que era basicamente concentrado em São Paulo, e muitos capixabas precisavam migrar para atuar neste segmento. Hoje não é preciso mais sair do nosso estado para construir uma carreira sólida e que gera grande impacto em serviços financeiros.

 

Em uma palavra: ser líder é… servir. A chave da boa liderança é a paixão por servir as pessoas ao buscar sua melhor versão a partir de trabalho duro, frugalidade e meritocracia.

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