Gustavo Ribeiro: “A liderança se faz pelo exemplo”

“O líder na empresa é responsável por guiar e dar direcionamento aos funcionários. Dizer o rumo que a organização vai seguir. E para ter os liderados engajados, é preciso uma liderança que os inspire, e o exemplo é a principal forma.”

Gustavo Ribeiro começou sua atuação na Marca Ambiental como estagiário, na área de Engenharia / Operação. Em 2012, já formado e após ter passado por outras experiências profissionais, retornou e desde 2016 é diretor-geral da empresa, que tem como visão estratégica ser a melhor e a mais completa no nosso segmento em soluções sustentáveis. Para isso, nestes últimos anos, a Marca Ambiental está direcionando seus esforços, a exemplo da consolidação do parque de ecoindústrias, composta por 11 empresas que trabalham com um tipo de resíduo dando solução de valorização; inauguração do novo escritório, com um ambiente amplo e único; Projeto Inova Marca, que fomenta os colaboradores a inscreverem ideias inovadoras; inauguração de uma unidade para contribuir na valorização de resíduos; projeto de energia solar para consumo interno no administrativo, e foco na valorização de resíduos para transformar o resíduo em produto, atendendo, assim, a logística reversa. 

 

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

O resultado da votação é o reconhecimento do empenho da equipe que vem realizando um grande trabalho. Sem sombra de dúvidas, essa conquista é todos. Pois, por meio da competência, dedicação, qualidade e inovação, conseguiram externar para a população todo esse trabalho. Acredito que por tudo o que a empresa vem realizando – melhoria de gestão, inovações tecnológicas, soluções ambientais sustentáveis e qualidade do serviço prestado – é que ela tem tido o reconhecimento da sociedade, o que se refletiu no resultado por meio do voto popular.

 

Qual seu conceito de liderança?

Liderança não se conquista trabalhando sozinho, e muito menos apenas pela fala. A palavra convence, mas o exemplo arrasta. A liderança se faz pelo exemplo e isso é o maior fator de engajamento dos liderados. Saber ouvir, ter humildade e, ao mesmo tempo, cobrar e reconhecer. Criar um ambiente que seja permissivo para os colaboradores colocarem suas ideias, se preocupar com o bem-estar do funcionário e incentivar os liderados a buscar constantemente fazer diferente e ser melhor a cada dia.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

O líder na empresa é responsável por guiar e dar direcionamento aos funcionários. Dizer o rumo que a organização vai seguir. E para ter os liderados engajados, é preciso uma liderança que os inspire, e o exemplo é a principal forma. Quando uma empresa não tem essa referência, ela se perde, perde foco, prioridade, qualidade e fica sem rumo, à mercê de qualquer adversidade.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Nossa empresa tem no seu DNA a valorização do ser humano. Isso vem desde quando ela foi criada. E toda essa cultura foi e vem sendo repassada e incrementada com nossos conceitos e valores. Os colaboradores, principalmente os jovens, estão procurando mais do que receber um salário satisfatório. Eles buscam estar em uma empresa que os proporcione tarefas desafiadoras, autonomia, reconhecimento, respeito, um ambiente permissivo para propor ideias e que se preocupa com o bem-estar deles. Tudo isso é fundamental para ter as melhores pessoas ao seu redor de forma engajada. E isso só se torna possível com boas práticas de gestão.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Na nossa empresa, o fator mais importante que levamos em consideração nesse aspecto é a competência. É o pré-requisito para todos, não existindo de forma alguma qualquer diferenciação por questões raciais ou de gênero. Dessa forma, temos conseguido realizar uma maior diversidade de forma natural, como o aumento da proporção de mulheres dentro da empresa. Nosso papel dentro da organização, e que está dentro dos nossos valores, é o respeito às pessoas, que são o nosso maior ativo. Temos a cultura de valorizar o ser humano e reconhecer.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

A velocidade com que tudo está mudando é incrível. Vários setores e segmentos sendo revolucionados, grandes empresas deixando de existir e pequenas empresas, como algumas startups, virando unicórnio. É um mundo novo. Portanto é imprescindível estar atualizado com as novas tecnologias, buscar agregar na empresa, inovar constantemente, olhar para o mercado e entender as dores da sociedade e a tendência nos próximos anos.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Por ser muito jovem, ainda tenho muito que aprender. E claramente erramos mais do que acertamos. Por isso, ter humildade e saber ouvir é muito importante. Por mais atualizado que possa ser, a sabedoria e a experiência não têm preço. E, para isso, necessitamos dos mais experientes, que nos ajudam nos direcionando e aconselhando. A maior conquista é poder ver a nossa empresa, que vem melhorando em todos os aspectos ano após ano, sendo referência no nosso segmento em âmbito nacional em qualidade e no modelo de negócio. Com várias soluções ambientais inovadoras, um parque de ecoindústrias consolidado, expansões, satisfação do cliente, melhoria de gestão e engajamento de todo time. ,E claro, tudo isso se transformando em resultados.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O líder do futuro precisa conciliar essa velocidade pela qual o mercado está passando, ter agilidade para implementar e executar as oportunidades, criar um ambiente interno favorável para desafiar e captar grandes talentos e criar soluções que encantem o cliente.

 

Patrocínio