Gustavo Ribeiro: “sabedoria e experiência não têm preço”

Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental

O diretor da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro, acredita que seu reconhecimento no Prêmio Líder Empresarial 2022, na categoria Líder em Gestão Ambiental, deve-se ao empenho da equipe, que vem realizando um grande trabalho e entregas com qualidade. “Sem dúvidas, essa conquista é todos. Esse resultado demonstra que o trabalho da equipe, a competência, a dedicação, a qualidade e a inovação foram reconhecidos pelo público e sociedade. Acredito que a melhoria de gestão, as inovações tecnológicas, as soluções ambientais sustentáveis e a qualidade do serviço prestado pela empresa é que têm tido o reconhecimento e refletiram no resultado através do voto popular.” Conheça melhor Gustavo Ribeiro na entrevista a seguir.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

Gosto sempre de dizer que liderança não se conquista trabalhando isolado. Sozinho você vai rápido, mas em equipe consegue ir longe. Um conceito importante na liderança é o exemplo. Liderar pela palavra pode surtir efeito de curto prazo, mas quando não se tem coerência na atitude ela fica frágil e não tem durabilidade. A palavra convence, mas o exemplo arrasta. A liderança se faz pelo exemplo, e isso é o maior fator de engajamento dos liderados.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

Acredito muito em princípios e valores. E eles são os nossos norteadores para nossa vida pessoal e profissional. Quando conseguimos nos guiar por esses princípios e valores para tomar decisão na nossa vida certamente teremos a consciência mais tranquila para enfrentar os desafios. Estar sempre disposto a ouvir, ter humildade, espírito do aprendiz, comprometimento, vontade de aprender e ética e buscar ser sempre melhor.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

O que me inspira é ver o brilho nos olhos nos integrantes da equipe. Os fundadores da empresa são grandes inspiradores de empreendedorismo e seres humanos. Além deles, Jorge Paulo Lehman, Steve Jobs, Bill Gates e Elon Musk são grandes inspirações. Gostaria de ser reconhecido como uma pessoa integrante de uma grande equipe que deixou um legado e resultados e que conseguiu impactar vidas.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos? 

A velocidade com que tudo está mudando é incrível. Vários setores e segmentos sendo revolucionados, grandes empresas deixando de existir e pequenas empresas, como algumas startups, virando unicórnios. É um mundo novo. Portanto é imprescindível estar atualizado com as novas tecnologias, buscar agregar na empresa, inovar constantemente e olhar para o mercado e entender as dores da sociedade e as tendências nos próximos anos.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Por ser muito jovem, ainda tenho muito que aprender. E claramente erramos mais do que acertamos. Por isso, humildade e saber ouvir são muito importantes para o jovem. Por mais atualizado que ele possa ser, a sabedoria e a experiência não têm preço. E, para isso, necessitamos dos mais experientes nos direcionando e aconselhando. A maior conquista é poder ver a nossa empresa que vem melhorando em todos os aspectos ano após ano e sendo referência no nosso segmento em âmbito nacional em qualidade e no modelo de negócio. Com várias soluções ambientais inovadoras, um parque de ecoindústrias consolidado, expansões, satisfação do cliente, melhoria de gestão e engajamento de todo o time. E claro, tudo isso se transforma em resultados.

 

Em uma palavra: ser líder é… ser uma pessoa que tenha a capacidade de inspirar pessoas, convergir a equipe para buscar os objetivos da organização, se adaptar a diferentes cenários e realidades, ter a maturidade de compreender as mudanças e estar sempre buscando aprender mais. Gosto muito da frase que diz: “Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe”.

Patrocínio