Jorge Oliveira: “valorizo profundamente trabalho em equipe, resiliência e inovação”

Em 2023, a ArcelorMittal unidade Tubarão celebrou um ano de conquistas significativas e compromissos renovados, reforçando seu papel de liderança e como agente de mudança positiva nas comunidades e no meio ambiente. A empresa comemorou 40 anos de operação com um vigor renovado para continuar sua jornada em suas áreas de atuação.

O ano de 2023 foi ainda mais importante para a história da ArcelorMittal, pelos avanços que teve no projeto de expansão na unidade de Vega, em Santa Catarina, para instalar uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo. Ao mesmo tempo, a empresa realizou sua integração à planta de Pecém, no Ceará, que passou a fazer parte da família ArcelorMittal Aços Planos.

A ArcelorMittal foi ainda reconhecida em inovação. A empresa liderou o ranking da 100 Open Startups em inovação aberta no país, ficou com o segundo lugar no ranking geral da 100 Open Corps e entre as 150 empresas mais inovadoras no Prêmio Inovação Brasil, do Jornal Valor Econômico.

E no ano em que comemorou quatro décadas de atuação, a companhia deu continuidade ao seu robusto plano de investimentos ambientais, investindo R$ 1,9 bilhão em melhorias no sistema de gestão ambiental, iniciativa que se estende ao longo de cinco anos e reflete o compromisso em promover práticas sustentáveis.

O CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina é Jorge Oliveira, eleito líder empresarial em duas categorias: ESG e Indústria de Mineração e Siderurgia. Confira mais sobre ele na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado? 

Ser líder é uma enorme responsabilidade que vai além de simplesmente ocupar uma posição de destaque. É sobre inspirar e capacitar as pessoas de minha equipe, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. Minha atuação como líder se baseia em liderar pelo exemplo, garantindo que os valores da ArcelorMittal, especialmente o respeito às pessoas, estejam sempre presentes. Ou seja, ser líder significa liderar valores como segurança, sustentabilidade, qualidade e inovação, de forma a obter resultados de produção e financeiros.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?  

Acredito que a vitória na pesquisa entre outros empresários reflete o nosso esforço em trabalhar fazendo conexões com empresas e organizações. Não fazemos nada sozinhos, estamos sempre buscando parceiros, trocando experiências e promovendo a inovação. Isso faz parte do nosso compromisso de desenvolver não só a nossa empresa, mas todo o estado. Para isso, é preciso estar junto, aprendendo e inspirando outros líderes, levando nossos valores e acentuando sempre o respeito às pessoas, tanto os nossos empregados quanto os empregados dos parceiros com quem trabalhamos.

O sucesso da ArcelorMittal é fruto do esforço conjunto de uma equipe dedicada, inspirada em uma liderança que valoriza e investe nas pessoas. Ser reconhecido por outros líderes empresariais significa que estamos conseguindo passar esses valores. Isso solidifica nossa posição trabalhando com práticas éticas e alinhadas com a responsabilidade social.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora da empresa para ser reconhecido como um verdadeiro líder? 

O gestor precisa estar atento a uma série de movimentos tanto internos quanto externos. Internamente, é fundamental compreender as necessidades e aspirações da equipe. Para isso, eu preciso estar próximo às pessoas, caminhar nas áreas, conversar, mostrar-me sempre aberto ao diálogo. É assim que promovemos um ambiente inclusivo, no qual se sobressai o investimento no desenvolvimento profissional de cada talento. Externamente, é preciso acompanhar as tendências de mercado, as demandas sociais e as inovações tecnológicas para manter a empresa relevante e sustentável a longo prazo.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso? 

Os pilares de uma liderança de sucesso são o respeito às pessoas, a integridade, a ética, a empatia, a visão estratégica e a capacidade de inspirar. O respeito, a integridade e a ética promovem a confiança e transparência na equipe e stakeholders, enquanto a empatia é fundamental para compreender e atender às necessidades das pessoas. A visão estratégica é essencial para orientar a empresa rumo ao futuro sustentável e a capacidade de inspirar é o que motiva a equipe a alcançar os melhores desempenhos.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time? 

Valorizo profundamente competências como trabalho em equipe, resiliência e inovação. Incentivo constantemente meu time a buscar a simplicidade, a transparência e o pensamento no futuro, comportamentos que consideramos chave na nossa organização. Temos realizado um trabalho inovador com todos os empregados e estamos avançando numa jornada de evolução cultural. O objetivo é promover um ambiente onde todos se sintam valorizados e capacitados a contribuir com suas habilidades únicas. A adaptabilidade e a disposição para aprender também são características que considero essenciais em um ambiente empresarial dinâmico.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem? 

Acima de tudo busco exercer uma liderança embasada no respeito às pessoas e espero refletir isso em todas as minhas ações. Os valores que cultivamos em nossa empresa são fortalecidos por essa forma de agir. O tema “O reflexo das maiores lideranças do estado” me faz refletir sobre a responsabilidade que carrego como líder da ArcelorMittal. Em primeiro lugar, estão as pessoas, e o sucesso do nosso negócio é impulsionado pelo comprometimento e o talento dos nossos empregados.

Pessoalmente, busco sempre refletir os aprendizados que tive com meu pai, com quem aprendi a importância de respeitar às pessoas e de percorrer os meus sonhos. Ele dizia “meu filho, se o seu sonho é fazer engenharia, então fé em Deus e pé na tábua”. Uma frase simples que carrega a ideia de olhar para o futuro e trabalhar para construir o que desejamos. Nesse sentido, meu pai me ajudou muito a entender que caminho eu queria seguir e me inspirou a realizar cada etapa dessa caminhada.

Quando as pessoas olham para mim, eu espero que vejam um líder que valoriza o respeito, a integridade, a transparência e o trabalho em equipe. Quero ser reconhecido não apenas pelos resultados financeiros da empresa, mas também pela nossa contribuição positiva para a comunidade, pelo desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, pelo ambiente de trabalho que promove o bem-estar e o crescimento pessoal de cada membro da equipe. Desejo que minha liderança seja um exemplo inspirador para que outros líderes também adotem práticas éticas e centradas nas pessoas.

2019-01-17 – Brasil – ES – Serra – Vista aerea da ArcelorMittal Tubarao – Foto: Mosaico Imagem/ArcelorMittal

Patrocínio