José Luis Galvêas Loureiro: “o poder de um líder está na credibilidade que sua empresa tem”

O ano foi de 2023 se encerra cheio de significados e bons resultados para a Galwan. A empresa fez a entrega de dois empreendimentos muito grandes (Mar do Caribe e Solar Mata da Praia) concluídos com valor abaixo do custo previsto; está com quatro lançamentos com sucesso de adesões, e também o Vernissage Vitória, na Enseada do Suá, pronto para ser lançado.

No começo do ano, a Galwan apresentou ao mercado uma nova formação societária, tendo sanadas todas as pendências com os sócios que saíram. José Luís Galvêas Loureiro, fundador da empresa, permanece na Galwan com 80% de participação. Os outros 20% pertencem a Sancler Ximenes, engenheiro e filho do ex-sócio Expedito Ximenes, que continua na empresa como consultor.

A mudança na estrutura societária durou três anos e transcorreu de forma natural e saudável, com atuação de empresas e profissionais éticos e de grande competência que atuaram nas auditorias e no acordo que foi celebrado. Com quase 40 anos de existência, a Galwan passa por uma transição gradual para a segunda geração. Felipe Wanderley Loureiro, filho do fundador, é diretor financeiro e vem trabalhando ao lado do pai e do sócio, Sancler Ximenes, para preservar a cultura e a filosofia da empresa.

Presidente da Galwan Construtora e Incorporadora, José Luís Galvêas Loureiro foi eleito líder empresarial na categoria Construção Civil Alto Padrão. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?

Temos uma filosofia na Galwan: nosso maior ativo é a credibilidade. Precisamos ter uma atuação ética, sermos transparentes e verdadeiros, sempre, com todos. Liderar é ser respeitado não apenas pela capacidade técnica, mas pela maneira como tratamos funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade em geral. O poder de um líder empresarial está na credibilidade que sua empresa tem com todos os públicos com os quais se relaciona.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles? 

O empresário vive 24 horas a empresa, é um voto que significa muito devido à experiência desse público. Creio que a credibilidade é um ponto importante a nosso favor. Temos muitos clientes que são empresários, e também os fornecedores são empresários. São pessoas que conhecem de perto a atuação da Galwan. Fico muito feliz por esse reconhecimento, por ter sido lembrado e contemplado no prêmio por esse público.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora das empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?

Uma empresa tem que se posicionar socialmente. Ela ganha importância à medida que assume o seu papel social. Eu sempre digo que as empresas devem ser concebidas como propriedades da sociedade, pois sua atuação traz benefícios para todo mundo, e é assim que elas precisam ser vistas. As empresas devem buscar ser simpáticas, mas com atitudes verdadeiras, respeitando funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade. Elas precisam se envolver para solucionar questões que afligem os cidadãos que vivem onde ela está inserida. O espírito público precisa estar na cabeça de todos os empresários.  É necessário estar atento às demandas externas, não tem que se envolver só com a empresa.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

São três: funcionários, clientes e fornecedores. Mas prefiro colocar um quarto pilar de maneira bem precisa para manter a mesa sem balançar: a sociedade onde essa empresa atua e toda a comunidade que ela abrange, seja beneficiando ou pelo incômodo inevitável.

Toda empresa traz benefícios e incômodos. É preciso mitigar os incômodos, ter consciência dos problemas que ela causa. O líder busca a longevidade da empresa com sustentabilidade, e para isso precisar dialogar com a sociedade.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?

Busco, em primeiro lugar, a confiança. Preciso enxergar honestidade na pessoa. Isso, para mim, vem antes da competência para o cargo, que é o segundo aspecto que valorizo. Por fim, valorizo a boa convivência, a boa vontade. As pessoas precisam ser agradáveis, independentemente de ter ou não contato com cliente.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?

Todos nós, desde criança, vamos elegendo referências. Na construção civil, meu maior líder foi Ageu Ramos. Tive oportunidade de conviver com empresários, grandes líderes do estado. Muitos são investidores e clientes da Galwan. Fico feliz por poder conhecer melhor essas pessoas, gosto de analisar a trajetória de quem admiro. Com relação à última pergunta, quando olham para mim, desejo que enxerguem um amigo, uma pessoa em quem elas podem confiar. O interesse de cada um, na medida do possível, vai ser buscado por mim.

Patrocínio