Leonardo Monteiro: “Ser líder está se tornando uma missão muito difícil e complexa”

“Líderes são aquelas pessoas que possuem visão clara dos propósitos que querem construir e contagiam positivamente seus liderados, passando a eles segurança, credibilidade e transparência nas suas ações.”

Leonardo Monteiro é associado da Selita há 30 anos e desde de 2020 ocupa o cargo de diretor-presidente da cooperativa. Na sua trajetória como executivo, ocupou cargo de conselheiro fiscal durante dois mandatos no Sicoob Sul. Na Selita, foi conselheiro fiscal por dois mandatos e vice-presidente na administração de Rubens Moreira, por quatro anos, e dois anos como vice-presidente na administração de João Marcos Machado. A partir de abril de 2020 assumiu a presidência da Selita e teve como grande desafio, além de administrar a cooperativa em tempos de pandemia, estar à frente da conclusão das obras do novo parque industrial.

 

O novo parque industrial da Selita, em Cachoeiro de Itapemirim, é uma unidade moderna, com tecnologia de ponta, que proporcionará à cooperativa uma redução substancial nos seus custos operacionais e maior ganho em produtividade. Na sua construção foram aplicados cerca de 130 milhões, e a unidade tem capacidade para receber até 850 mil litros de leite por dia.

A cooperativa emprega hoje 430 colaboradores e possui cerca de 1.650 cooperados, instalados em 51 municípios capixabas e na sua grande maioria pequenos produtores. Todos os investimentos são alocados no Espírito Santo, gerando receita e empregos para cerca de 15 mil pessoas direta e indiretamente no estado.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Primeiro, é gratificante e me sinto orgulhoso de ter sido eleito líder empresarial cooperativista, que é um segmento que agrega grandes lideranças que fazem essa área crescer e se fortalecer a cada dia. A votação demonstra o reconhecimento das pessoas na gestão que fazemos junto à Selita e a nossa participação no cooperativismo do Espírito Santo.

 

Qual seu conceito de liderança?

Líderes são aquelas pessoas que possuem visão clara dos propósitos que querem construir e contagiam positivamente seus liderados, passando a eles segurança, credibilidade e transparência nas suas ações.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

A liderança positiva é a cereja do bolo de uma empresa e, para praticá-la, é preciso ouvir seus liderados, valorizá-los, conhecer a sua empresa e conseguir montar uma equipe coesa e motivada.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Isso é uma das temáticas mais importantes e difíceis de se conseguir. As pessoas precisam primeiramente confiar no seu líder, perceber que ele tem credibilidade nas suas convicções e conseguir, junto a sua equipe, respeito, ajudando as pessoas a desempenharem suas habilidades e dedicando tempo para que esse propósito seja atingido.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Saber ouvir seus liderados, ser transparente nas suas ações, apoiar e participar das atividades da empresa de forma proativa, entender do seu negócio, ter a capacidade de mudar a estratégia e saber dizer não quando necessário, sem medo de se expor.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Ele precisa estar aberto às mudanças de comportamento do mundo atual. Elas acontecem muito rapidamente, por isso o líder precisa ter o espírito aberto, sem se prender às convicções passadas. É fundamental ter esse espírito igualitário para todos os seus liderados.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Hoje ser líder está se tornando uma missão muito difícil e complexa. Isso porque as mudanças comportamentais das pessoas mudaram muito, principalmente com a pandemia. É preciso repensar suas posturas, seus olhares e estar aberto para novas atitudes, sonhos e objetivos de seus liderados.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Foram vários, nesse período procurei me espelhar nas pessoas que estavam na liderança da Selita e do Sicoob Sul, em especial Rubens Moreira. Aprendi muito com ele, como proceder na gestão de uma empresa, mesmo nos momentos em que não concordava com algumas decisões. Procuro ler muito e ter a humildade de estar sempre aprendendo. Como conquistas, ter desempenhado um papel importante como vice-presidente da Selita por quatro mandatos e também a experiência de fazer parte de dois mandatos do conselho fiscal no Sicoob Sul. Isso tudo me permitiu ter as ferramentas necessárias para poder, com muita humildade, receber essa referência como líder cooperativista.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

A primeira habilidade é conhecer a empresa e seus colaboradores, “aprender” com eles como a empresa está produzindo. E, de forma contínua, ir colocando suas estratégias, suas ideias e seus propósitos. Entender que os tempos mudaram, que é preciso cautela e saber fazer as escolhas corretas, que muitas vezes precisam de coragem e ousadia.

Patrocínio