Liderança na era digital

* Por Wallace Lovato

A figura do líder foi mudando conforme a humanidade evoluiu. A única coisa que se mantém imutável é a história a ser escrita pelas grandes lideranças. Aquelas figuras que souberam entender o contexto, se adaptar e motivar outras pessoas a entrarem numa jornada ao seu lado.

A pandemia da Covid-19 acelerou o trabalho a distância e, com isso, o desafio do líder passou a ser ainda mais desafiador, e ele deverá replicar a cultura de liderança mesmo a distância.

Por isso, é impossível falar sobre liderança na era digital sem citar a multidisciplinaridade. Se fôssemos nos ater somente à tecnologia, já seria um processo complexo, afinal de contas estamos falando de ferramentas e soluções que se renovam numa velocidade exponencial. Um líder precisa saber gerir esse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, aliando-o ao principal pilar da organização: as pessoas.

Uma liderança de sucesso na era digital não é aquela na qual o capitão é um especialista em todas as tecnologias da vanguarda. O líder bem-sucedido é uma figura atenta a tudo o que acontece no cotidiano do mercado, sabendo a melhor maneira de levar isso para a sua empresa. O líder precisa saber motivar a sua equipe e engajá-la em torno daquilo, criando uma crença na organização, uma cultura inovadora na qual todos tenham confiança em propor e trazer ideias.

A posição de um líder jamais pode ser isolada. O sucesso nessa função está na forma como ele se relaciona com os membros das suas equipes. Não é uma via de mão única, é uma grande freeway. É saber ensinar e apontar, mas também aprender e ser guiado. Outra faceta imprescindível é saber ouvir outros líderes, conhecer suas realidades e se inspirar nas suas vivências.

É com essa troca que conseguimos aumentar a nossa superfície de contato com as novidades, que surgem aos montes em nossas rotinas.

 

Wallace Lovato é CEO da Globalsys

Patrocínio