Liderança se faz com inovação e autonomia da equipe

Raphael Brotto, diretor-geral do Shopping Vitória | Foto: Camila Baptistin

Inovação, foco nas pessoas e nos resultados. Essas são as premissas de gestão de Raphael Brotto, diretor-geral do Shopping Vitória, o principal shopping do Espírito Santo. Há mais de 10 anos, ele está à frente da administração do empreendimento, que hoje conta com um time de 160 colaboradores, na função que define como “uma grande responsabilidade e um grande reconhecimento profissional”.

Raphael vem da área comercial e, como bom vendedor, gosta de gente. Mantém uma agenda de reuniões semanais com toda equipe de gestores, sendo em um momento com todos juntos, e em outro, individualmente. Rotina de conversas que também busca manter com lojistas, fornecedores e clientes do shopping. “Eu gosto de ouvir o outro, saber mais e, só então, tomar as minhas próprias decisões”, conta.

Ele sabe que a necessidade de entender totalmente o consumidor e seu comportamento é o principal desafio hoje do mercado varejista. “Um gestor de shopping tem que estar totalmente antenado aos anseios do cliente, desde quando ele sai de casa até trazê-lo ao shopping. Outro ponto é o ‘figital’, novo modelo de consumo com opções de compras, serviços e atendimento, através da sinergia entre a venda física e digital. É uma realidade cada dia mais presente no varejo e é preciso estar preparado para conectar cada vez mais o cliente.”

Para acompanhar as tendências do mercado e o comportamento do consumidor, o Shopping Vitória inova constantemente, investindo em múltiplos canais para estar sempre conectado ao público e suas necessidades.

O propósito é tão importante que neste ano foi criado o setor de Inovação e Novos Negócios, com um profissional dedicado e apoio técnico do HuGB, o hub de inovação do Grupo Buaiz, holding a que o shopping pertence.  “O head de Inovação está sempre em busca de novidades em serviços, produtos e operações no mercado”, explica Raphael.

O novo setor também é responsável pelo Shopping de Ideias, programa que surgiu em 2021 para construir uma cultura de engajamento e inovação com os colaboradores. Os funcionários trazem ideias que são depositadas em uma plataforma e que podem contribuir de forma significativa para o crescimento da empresa. O Comitê de Inovação, formado pelas áreas de Diretoria, TI, Marketing, RH, Operações e Novos Negócios, avalia as ideias e seleciona quais serão aplicadas, construindo o projeto do zero, com custos e retornos.

O programa parte do conceito que investir em inovação é também engajar as pessoas, reconhecendo sua individualidade e potencial. Gestores e equipes empenhados em enxergar o próprio trabalho com um olhar inovador trazem novas ideias para a organização. “Acho que o papel fundamental de uma liderança é saber ouvir mais e falar menos. Dar autonomia ao seu time, e ao mesmo tempo, estar bem próximo. Faço reuniões semanais, nos falamos o tempo inteiro, faço questão de estar frente a frente com todos os meus gestores.”

Essas e todas as ações do Shopping Vitória estão pautadas nas diretrizes ESG, práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização que se preocupa com os impactos socioambientais, o apoio aos projetos sociais, além de políticas firmes de conduta ética e boas práticas de governança.

“Desenvolvemos uma série de ações sociais ao longo de cada ano, com projetos de geração de renda para instituições que cuidam de pessoas. No empreendimento, a sustentabilidade é uma premissa ambiental com iniciativas de redução de custos e impactos.  O shopping vai fazer 30 anos e meu plano é que ele esteja cada vez mais aberto para o entorno, conversando e trazendo benefícios para a comunidade.”

E para coroar a trajetória de 30 anos, já tem novidade para 2023. Vem aí a Universidade Corporativa do Shopping Vitória. “É um grande projeto que será aplicado internamente, com treinamentos e cursos para os colaboradores e, depois, aos lojistas. A universidade vem para contribuir na contratação e retenção de talentos e será um organismo que vai compreender tudo dentro do Shopping”, anuncia.

Com tantas realizações e projetos, ser premiado como Líder Empresarial do Ano no segmento de atuação, para Raphael Brotto, é um reconhecimento ao trabalho de todo o time. “Nestes 10 anos como diretor, o time de gestores praticamente se manteve. Estamos próximos, trabalhando, ouvindo e discutindo as melhores opções para o Shopping Vitória se manter forte na liderança de mercado e na preferência dos capixabas. É uma constante busca por inovação, investimentos em novidades, projetos e ações que contribuem para a força da nossa marca. Fico muito feliz com o reconhecimento e a premiação”, conclui.

Confira na íntegra a entrevista de Raphael Brotto.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?

Associo a força da marca Shopping Vitória, do empreendimento na capital e de como ele está posicionado no mercado hoje. É um shopping que vai fazer 30 anos em 2023, é o primeiro do estado e sempre vem se renovando e inovando ao longo do tempo. É um shopping moderno, que busca experiências diferenciadas, entretenimento de qualidade, mix de lojas e serviços exclusivos, com operações nacionais e internacionais.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?

Acho que o papel fundamental de uma liderança é saber ouvir.  Ouvir mais e falar menos. Meu perfil é o de dar autonomia ao time e, ao mesmo tempo, estar junto, sempre próximo. Eu faço questão de minhas reuniões individuais com cada gestor, e em conjunto com todos, toda semana, para acompanhar tudo de perto. É algo que funciona. Hoje, o desafio da gestão é a comunicação interna. Por mais recursos de tecnologia que você tenha, sempre escapa algo. E num empreendimento desse tamanho, nada pode passar. Por isso a comunicação face a face é importante, nos falamos o tempo inteiro. Minha liderança é presente e próxima, e minha porta está sempre aberta. Mas não centralizo, reconheço a expertise de cada gerente da equipe e dou autonomia de decisão.  Os gestores do shopping são especialistas no que fazem, respeito e estou junto.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?

Transparência. Ter uma gestão transparente para clientes, acionistas e colaboradores e lojistas. Além disso, minha verdade é gerir de forma humana. Me preocupo efetivamente com o bem-estar das pessoas. Nosso investimento em RH é muito alto em benefícios para os colaboradores. Acredito que se a pessoa está feliz em casa, no caminho para o trabalho e no trabalho, as coisas vão fluir normalmente e os resultados serão melhores.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

Me inspiro nos meus pais porque, mesmo com todas as dificuldades da vida, eles conseguiram me tornar a pessoa que eu sou. Me possibilitaram uma boa formação, educação e valores. Procuro ser um bom ser humano, não só na empresa, mas com todos a minha volta.

Como empreendedor, me espelho no presidente da empresa, Americo Buaiz Filho, que abriu a oportunidade de estar aqui.  Quando eu fui promovido a superintendente, eu era gerente comercial e concorri com profissionais até de fora do estado. Ele acreditou no meu trabalho e me impulsiona todos os dias.

 

A quais as pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?

O Shopping Vitória hoje não se preocupa só como ele mesmo. A nossa gestão também está preocupada em gerar um bem a sua comunidade e ao seu entorno. Projetos sociais, ações solidárias, experiências únicas de lazer e entretenimento para todos que nos visitam é um legado de trabalho forte que sempre está em nossa pauta.

Especificamente do mercado de varejo, a mudança no padrão de consumo, o “figital”, vendas físicas e digitais. Estamos totalmente atentos e conectados às mudanças no comportamento de compra e com as novas tecnologias que estão chegando. Criamos, inclusive, um novo setor administrativo voltado para inovação e novos negócios. Hoje o consumidor pode vir ao Shopping e resolver tudo, inclusive, comprar.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Meu maior desafio foi assumir a superintendência do Shopping, sem nunca ter sido um superintendente. Montar a equipe que está comigo até hoje. A maioria das pessoas está nessa jornada comigo desde o início. O mercado atual nos desafia a reter os talentos. As empresas precisam estar muito mais preparadas hoje para reter, especialmente essa geração mais nova, que pensa diferente. Mais do que nunca, precisamos respeitar as diversidades, e acho que o Shopping Vitória está no caminho certo.

 

Em uma palavra: ser líder é… inovar.

Patrocínio