Pedro Chieppe: “nenhuma liderança nasce sem ser apaixonado pelo que faz”

A Apex é uma plataforma de investimentos e serviços financeiros sólidos e estruturados, com soluções completas e personalizadas às características do ecossistema regional. Com 10 anos de história, a companhia trabalha ativamente no fortalecimento do mercado de capitais e, hoje, possui presença geográfica em três estados: Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Pedro Chieppe é vice-presidente de Negócios da Apex e foi eleito líder empresarial na categoria Assessoria de Investimentos. Saiba mais sobre a liderança na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?

Ser líder é inspirar os outros a atingirem seu potencial máximo. Para mim, isso significa criar um ambiente onde a visão compartilhada se transforma em realidade e cada indivíduo se sente capacitado para contribuir com o seu melhor para a construção de um legado duradouro.

Na Apex, costumamos dizer que nossos valores são as “regras do jogo” que orientam – como bússolas internas – as decisões, relações, propósito da empresa e a cultura de cada profissional. Os nossos princípios guiam as nossas estratégias. E, para além do que cultivamos internamente, nós trabalhamos ativamente para propagar aquilo que acreditamos à sociedade.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Na Apex, priorizamos a visão a longo prazo, crescendo de maneira sustentável e trabalhando obstinadamente para, além de construir um grande negócio, contribuir com todo um ecossistema. O nosso propósito é desenvolver o mercado de capitais regional, porque acreditamos que isso transforma toda a sociedade, tornando-a economicamente próspera. Isso é algo que beneficia não apenas nossos clientes, mas todo o capital humano e os negócios do entorno.

Ter o nosso trabalho reconhecido por outros líderes valida a nossa visão e atuação estratégica. Pessoalmente, é uma honra nos encontramos ao lado de figuras tão relevantes no cenário empresarial regional. Compartilho essa conquista com todo o time Apex, que se dedica diariamente para atingirmos o nosso propósito: fomentar o desenvolvimento dos mercados regionais.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora das empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?

O mundo está passando por uma transformação. A forma como os negócios operavam há cinco anos é muito diferente de hoje – e será completamente diferente daqui a cinco anos. Por isso, é primordial que as lideranças estejam atentas às mudanças do mercado, às inovações tecnológicas e, principalmente, às necessidades dos clientes.

Dentro da empresa, a valorização do capital humano é um ponto essencial. E, olhando para fora, são premissas como disciplina, foco em resultados e visão à longo prazo que nos movimentam à construção de diretrizes mercadológicas prósperas.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

A liderança pelo exemplo. Também considero essencial ser capaz de tangibilizar o propósito da companhia, ter capacidade analítica, entender os problemas como oportunidades e os solucionar – pensando “fora do convencional”. Além disso, ser apaixonado pelo que faz. Nenhuma liderança nasce sem essa motivação interior e que reverbera para os demais. Amar a entrega, o resultado, as conquistas e tudo o que a empresa pode fazer.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?

O reconhecimento procede da humildade, entendendo que não é possível saber de tudo. Por isso, um bom líder consegue atrair pessoas diferentes, com habilidades, visões e histórias de vidas diferentes, para agregá-las em um mesmo sonho.

Valorizo muito a proatividade, o senso de dono, a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe. Incentivo a busca contínua por conhecimento, a capacidade de se adaptar a novos desafios e a disposição para assumir responsabilidades.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?

Como líder, busco ser um reflexo dos valores que defendemos como empresa: transparência, inovação, comprometimento e respeito. Quando as pessoas olham para mim, desejo que enxerguem alguém comprometido com a construção de um futuro melhor e que é guiado pela integridade e pelos valores éticos.

Patrocínio