Precisamos levar o Espírito Santo à frente

É necessário refletir sobre uma nova geração de líderes. Uma geração capaz de enfrentar desafios como as demandas de desenvolvimento econômico e sustentabilidade, a manutenção da democracia e a preservação de valores históricos e culturais. Lideranças para fazer o Espírito Santo seguir crescendo e se desenvolvendo.

Fabio Brasileiro Empresário e diretor-presidente do ES em Ação

Para avançarmos, é ordinário incentivar e capacitar essa nova geração a participar ativamente dos debates, compartilhar ideias e se engajar em projetos estruturantes. Esse é o caminho para trabalharmos pelo desenvolvimento da sociedade e da economia capixaba nos próximos anos. O desafio, porém, é construir hoje a trilha que nos levará a essa perspectiva.

Nossa geração de jovens não é apenas a maior, mas também a mais conectada da história. Os jovens líderes são de uma geração nativa digital, que têm energia e vitalidade para renovar mercados, abrir portas e conduzirem os rumos da sociedade de acordo com o seu contexto e visão atuais. E essa visão deve ser construída em conjunto, de forma colaborativa desde cedo, para que ações e atitudes sejam relevantes não só para a atual geração, mas também para que os seus ideais se perenizem para as gerações futuras.

Entendo que é responsabilidade das lideranças de hoje criar a ambiência e as condições necessárias no setor público, empresas, centros acadêmicos e o terceiro setor para promover e dar voz aos jovens para compartilhar sua visão de futuro e debater as agendas relevantes. Nesse contexto, nasce o Be Leader, a mais recente iniciativa do movimento empresarial de que participo, o ES em Ação, para identificação, capacitação e formação de jovens lideranças.

O Be Leader se propõe ao ideal de “uma incubadora” de novos líderes, estimulando e capacitando os jovens a solucionar problemas, expor ideias e discutir suas propostas em agendas regionais e globais. Conseguimos a adesão de dezenas de entidades e institutos de formação de lideranças do país que identificam, orientam e disponibilizam conteúdo e metodologia de excelência para o enfrentamento de desafios dos nossos tempos nos eixos: empreendedorismo, responsabilidade social, sustentabilidade, gestão pública e articulação política.

Acreditamos ser uma contribuição importante para garantir que os jovens despertem e participem cada vez mais dos processos de tomada de decisão dentro de uma sociedade civil organizada.

Quando apoiada e segura de seu potencial, essa nova geração é fortalecida e valorizada, tornando-se protagonista na promoção de mudanças relevantes e impactantes para um ecossistema obrigatoriamente hiper conectado.

As habilidades e o potencial dos jovens capixabas estão ganhando destaque, e o Espírito Santo precisa muito dessa energia para seguir evoluindo. Temos trabalhado muito para que o Be Leader tenha sucesso em seu propósito e que sejamos parte de um ecossistema de crescimento notório e constante na formação de cidadãos cada vez mais conscientes e lideranças que possam contribuir na construção uma matriz econômica de complexidade global e, consequentemente, de um Espírito Santo melhor e mais justo.

 

Fabio Brasileiro

Empresário e diretor-presidente do ES em Ação

 

Patrocínio