Raphael Brotto: “faz parte do papel do líder estar junto, escutar e direcionar”

Primeiro shopping center do Espírito Santo, o Shopping Vitória completou 30 anos na capital capixaba. Após a sua inauguração, o empreendimento transformou a região, se tornando o protagonista no desenvolvimento empresarial e comercial do bairro Enseada do Suá. Hoje, o Shopping soma mais de 400 operações, com um fluxo mensal de quase 1 milhão de visitantes e ainda gera mais de 5 mil empregos diretos. Além disso, foram 50 lojas inauguradas neste ano, trazendo para o público marcas exclusivas como novas opções para as compras.

Sempre em movimento e trazendo novidades, o Shopping Vitória investe em práticas inovadoras que promovem importantes mudanças estruturais e paisagísticas. Atualmente, o empreendimento mira o olhar para dentro dos seus corredores, definindo novas projeções de crescimento para o uso inteligente dos espaços. Com o objetivo de diversificar o mix de produtos e serviços, o shopping expandiu internamente e vai receber principalmente operações do segmento de gastronomia.

Raphael Brotto é o diretor-geral do mall e foi eleito líder empresarial na categoria Shopping Center. Saiba mais sobre a liderança na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?

Eu acredito que cada segmento entrega uma particularidade. Em relação ao Shopping Vitória, o papel fundamental de uma liderança é ter uma visão 360° do negócio, olhar para todas as pontas, todos os públicos, clientes, lojistas e colaboradores. Trata-se de como você recebe as pessoas, desde quando chegam no shopping até a hora que saem. Muitos agentes contribuem para essa experiência, que vai desde a escolha do mix de lojas, do ambiente, do paisagismo, do entretenimento e tudo mais para a melhor jornada do consumidor. Queremos que o cliente se sinta seguro, confortável e que consiga resolver a vida dele dentro do Shopping Vitória. Temos um mix qualificado e nosso maior diferencial é sempre ouvir o cliente, entender os desejos dele e trazer isso para a jornada aqui dentro. Ao longo dos 30 anos, o Shopping cresceu em tamanho e relevância, passou por diversas expansões e se reinventa a cada dia para oferecer as melhores opções ao público. Hoje oferecemos de tudo aqui.

Para nossos colaboradores, investimos muito no bem-estar de cada um, nos aspectos pessoal, emocional e profissional. Investimos para atender as necessidades individuais e coletivas dos funcionários, visando a saúde, a satisfação e a melhoria do seu desempenho no ambiente corporativo e fora dele. Eu entendo que se a pessoa está feliz em casa, no caminho para o trabalho e no trabalho, as coisas vão fluir bem naturalmente e os resultados serão melhores.

Também temos um olhar para a comunidade, uma preocupação com o entorno. O Shopping Vitória é um agente muito importante nesse cenário e devido a isso participou e contribuiu ativamente, em parceria com a Prefeitura de Vitória, para a elaboração e mobilização do Projeto Viário que será realizado pela prefeitura da capital nos próximos meses e vai proporcionar muito mais mobilidade na região 5, zona norte da cidade.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles? 

Estou na gestão do Shopping Vitória desde 2011, e nestes 12 anos o Shopping fez muita coisa. Neste ano completou 30 anos e, sem sombra de dúvida, está em sua melhor fase. É um shopping que está na história e na lembrança dos capixabas, que cria conexões. Além disso, os números comprovam, pelo crescimento de vendas este ano. Ultrapassamos 2019 há muito tempo, que por si só já foi um ano histórico para nós, antes da pandemia. Em 2023, superamos a marca de 2019 e inauguramos 32 novas operações, algumas inéditas no Espírito Santo. Com certeza, vamos fechar o ano com mais de R$ 1 bilhão em vendas. Então, esse prêmio também é um reconhecimento à marca Shopping Vitória, que é muito forte.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora das empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?

Ao mercado e a todos os outros movimentos da sociedade. Se é importante para a comunidade e para o cliente, é importante para a liderança. Acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade, tudo o que envolve o social e o ambiente é importante e acompanhamos. O Shopping Vitória hoje não se preocupa só com ele mesmo, quer proporcionar um bem a sua comunidade e ao seu entorno.  Se tornou mais aberto para a cidade e em maior sintonia com as demandas do público, sendo um ponto de interação com o ambiente externo.

A partir desse olhar, o shopping tem o propósito de promover ações sociais, gerar empregos, renda, lazer, convivência e conveniência para solucionar todas as demandas em um só lugar.

Com relação ao mercado, estamos atentos ao comportamento do consumidor. Hoje entendemos que o caminho é a união do digital com o físico, o que chamamos de fígital, com o cliente tendo vários canais de compra e opção de comprar como, quando e onde quiser. E o Shopping Vitória já avançou bem nesta área.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Estar sempre aberto ao novo, inovar e ter foco nas pessoas. A transparência. É tentar participar de tudo sem ser centralizador. Faço reuniões semanais com o time, por exemplo, mas cada um tem autonomia para tomar as decisões que são responsáveis. Faz parte do papel do líder estar junto, escutar e direcionar. O importante é alcançarmos juntos o resultado.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?

Espero que as pessoas gostem de gente, sejam flexíveis e que tratem todos de forma igual. Isso eu valorizo muito.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?

Eu desejo que vejam um líder próximo, presente. Eu faço questão de estar frente a frente com todos os colaboradores, e de tornar o dia das pessoas melhor. Estou sempre acessível para ouvir e debater ideias, projetos. Desejo que as pessoas sejam proativas para fazer acontecer.  Por isso estou sempre junto, adotando várias ações internas para proporcionar essa proximidade. Por exemplo, fazemos o Café com o Diretor, que é para quebrar barreiras, para que os colaboradores se sintam à vontade. É o que eu procuro refletir.

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