Roberto Gosende: “o respeito é meu valor inegociável”

Roberto Gosende, diretor-executivo do Mineirão Atacarejo

Roberto Gosende comanda há mais de 30 anos a DMA Distribuidora, responsável pelas empresas Rede EPA de Supermercados, Mineirão Atacarejo, Brasil Atacarejo e Rede de Postos Mais Brasil. O diretor-executivo é responsável pelo relacionamento com o mercado em geral e por tornar cada vez mais eficiente a gestão dos processos de funcionamento das diversas áreas do grupo. Conheça mais do Líder em Atacarejo na entrevista a seguir.

Por que você foi eleito líder no seu segmento ? A que atribui a sua vitória?

Acredito ser um reconhecimento pelo empenho, responsabilidade e a soma de esforços praticados pelo período que estamos no Espírito Santo e, obviamente, pelo trabalho de quatro mil profissionais que se dedicam integralmente para o nosso crescimento no estado. Destaco o apoio dos acionistas, a integração com todos os diretores, gerentes regionais e gerentes de loja, pessoas fundamentais para nosso sucesso, toda a minha equipe direta e, em especial,  o Ilton Barbosa, com quem tenho o prazer e a honra de dividir esse trabalho há 20 anos.
Atribuo essa vitória a uma condução permanente do espírito de união nessa tarefa de conectar pessoas e atividades com o fim de gerar resultados positivos para a empresa e seus profissionais, assim como o seu crescimento, realização e sucesso.

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você prática?

Ser líder é conseguir atrair o melhor possível de cada pessoa ou situação e circunstância. Conceituo a minha prática em agregar pessoas na busca de um resultado cada vez mais positivo e satisfatório, tanto para a empresa quanto para as pessoas envolvidas. A liderança que exerço é baseada em desenvolver com respeito e excelência, respectivamente, os relacionamentos e o trabalho nesse emaranhado de conexões entre colaboradores internos, externos, parceiros do varejo e instituições, assim como o nosso principal capital, que são nossos clientes.

Liderança também é verdade! Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e seu valor inegociável?

Minha verdade é ser eu mesmo até dormindo. Dessa maneira, aprendi “a duras penas “que o principal valor da vida é o respeito. Pauto minha vida por agir permeado na máxima de não fazer ao outro o que não gostaria que me fizessem. Agindo assim, preservo meu autorrespeito e minha liberdade, que é baseada na empatia. Sim, o respeito é meu valor inegociável!

 

Quem ou o que lhe inspira? E Como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

O que mais me inspira é a convivência com todo esse universo distinto de pessoas e situações que o varejo permite. Um aprendizado diário. Ser reconhecido como uma pessoa ética, que valoriza e respeita as pessoas acima de tudo.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?

Estou convicto de que o papel social empreendido por um líder numa empresa como a nossa, com mais de 20 mil colaboradores, é de extrema importância e relevância. O exemplo de sua conduta tanto pessoal quanto nos negócios é o primeiro a servir de inspiração e modelo. Suas atitudes, comportamento e decisões, além de reiterar valores e virtudes, guiam ambientes harmoniosos propícios ao bom desenvolvimento individual e coletivo.

 

Quais são as boas práticas da sua governança?

Primeiro, deixar minha porta sempre aberta, para que não haja barreiras nem constrangimentos nas relações. Ter sempre os canais de comunicação livres para o diálogo direto, sempre que tiverem necessidade. A busca de um contato direto com cada profissional, quando visito as lojas, demonstrando a disponibilidade em ouvi-los. Em suma, ter uma relação de incentivo para o crescimento profissional e pessoal, demonstrando cumplicidade, confiança e respeito mútuo.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nesses tempos ?

A todas as formas de mudanças e oportunidades cooperativas, tecnológicas, institucionais e em especial a de comportamento das pessoas em geral. E sempre com um olho no presente e outro no futuro.

 

Quais foram os seus maiores desafios e conquistas até hoje, enquanto líder?

Aprender sempre a motivar o público interno e sensibilizar o público externo, em um universo com tanta diversidade.

 

Em uma palavra: ser líder é… ética.

Patrocínio