Rodrigo Almeida: “a busca por melhoria contínua é um princípio muito forte”

Rodrigo Almeida, presidente da Morar Construtora

Rodrigo Almeida é presidente da Morar Construtora e engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990-1995). Possui formação acadêmica em renomadas instituições de ensino nacionais e internacionais: MBA em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral, certificação do Programa de Desenvolvimento de Gestão Avançada em Imóveis da Harvard University Graduate School Of Design (2019-2021), além de certificações voltadas para marketing e mundo business pela Northwestern University, Harvard Business School e Fundação Getulio Vargas. Foi presidente da Associação do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi/ES), de 2010 a 2014; diretor do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/ES), de 2003 a 2009, e é membro da Associação Brasileira das Empresas de Incorporação Imobiliária (Abrainc). Com mais de 25 anos de experiência na área de construção e mercado imobiliário, Rodrigo é proprietário e CEO da Morar Construtora desde 1995.

Saiba mais sobre o Líder em Empreendimentos Imobiliários Padrão na entrevista a seguir.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória? 

Fico muito feliz em receber esse prêmio, principalmente porque traduz que o nosso trabalho na Morar Construtora tem feito a diferença na vida das pessoas, não só da Morar, mas na sociedade como um todo.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

Existem muitas formas de liderar, mas acredito muito na capacidade de adaptação como diferencial de uma boa liderança. Cada situação ou desafio pede um comportamento adequado ao momento para direcionar e incentivar a motivação das pessoas no melhor caminho a ser seguido. Nesse processo, é fundamental conhecer a maturidade de cada pessoa envolvida no processo e ter a correta análise do cenário em que o processo de liderança acontece. Busco sempre que o meu estilo de liderança seja o mais participativo possível para proporcionar um terreno fértil ao empoderamento das pessoas e ao desenvolvimento da liderança em cada uma delas.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

A busca por melhoria contínua é um princípio muito forte tanto para mim quanto para a Morar, principalmente no que diz respeito às necessidades dos nossos clientes, segurança e satisfação dos nossos funcionários e cumprimento das legislações vigentes.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

Costumo contar a história da Morar. Meus pais, Seu Sebastião e Dona Delva, não sabendo que era impossível, foram lá e realizaram! Esse exemplo de dedicação, esforço e trabalho duro, constante e sustentado é bastante inspirador para mim, assim como o desafio de incentivar e viver esses valores para garantir o futuro desse projeto.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

Um grande objetivo contínuo que tenho é cuidar e apoiar as necessidades individuais de cada pessoa da equipe, seja diretamente ou preparando pessoas para que façam isso. O desenvolvimento de lideranças ativas é fundamental para que essa preocupação se multiplique com a mesma agilidade e responsabilidade que outros direcionamentos estratégicos são compartilhados dentro da empresa constantemente. A empresa é formada por pessoas, então é fundamental a nossa atenção no cuidar, capacitar, apoiar e, muitas vezes, suportar momentos difíceis, como foi o caso do período mais intenso de cuidados por conta da Covid-19. Com isso, a adaptação é fundamental para estar atento às mudanças e às situações que as pessoas possam estar passando.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos? 

A empresa não pode perder o foco de que o cliente está no centro das atenções, mas para você atender o cliente hoje é fundamental estar atento à inovação para pensar na evolução do negócio, ESG com foco em sustentabilidade e valor para as pessoas e na estruturação e acompanhamento de dados que ajudam a direcionar o cumprimento dos nossos objetivos.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Tive alguns momentos bastante importantes na minha carreira enquanto líder, entre eles estão os períodos que fiz parte da liderança setorial no Espírito Santo: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon/ES), como diretor, de 2003 a 2009, e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi/ES), como presidente, de 2010 a 2014. Além disso, em 2015, quando assumi a presidência da Morar Construtora junto com todos os colaboradores para cuidar de uma empresa com tanta história e diferença na vida das pessoas e, desde então, temos evoluído diariamente e encontrado alternativas para colocar a empresa sempre na rota do crescimento, principalmente com os aprendizados dos momentos difíceis, como foi o caso da crise da construção civil de 2015 e recentemente com o período da pandemia do Covid-19.

 

Em uma palavra: ser líder é… ser equilibrista.

 

Patrocínio