Roney Cosendey: “cada fase é um desafio e cada desafio, uma oportunidade”

Roney Cosendey

Roney Cosendey é é sócio-proprietário e CEO do Grupo Arpoador, detentor das marcas Santa Lúcia Drogarias e Ultrafarma Rio. Tem mais de 30 anos de experiência no varejo farma. A Santa Lúcia, adquirida em 2016, possui mais de 50 lojas espalhadas de norte a sul do Espírito Santo.

Saiba mais sobre o Líder do Setor Farmacêutico na entrevista a seguir.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento?

O reconhecimento público é fruto de um trabalho que fazemos todos os dias no individual. Existe algo precioso em treinar, capacitar e estimular nossa equipe a dar o melhor por nossos clientes. E esse resultado é fruto do empenho de cada colaborador.

 

O que é ser líder?

É caminhar ao lado de cada colaborador, entendendo seu papel e estimulando a todo momento maneiras de fazer todos crescerem, tudo isso regado a muita paixão e entrega. Na prática, isso é realizado por meio de reuniões periódicas e interdisciplinares entre colaboradores e seus gestores. A vitória de um é a vitória de todos na Santa Lúcia.

 

Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

Todo grande negócio é feito por pequenas ações e pela dedicação de cada colaborador, e por trás deles existem famílias, seres humanos com histórias muito diferentes. Liderar é um grande desafio e também um privilégio.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

Os meus pais me inspiram. Eles acreditavam com todas suas forças que o varejo farma deveria ser acompanhado de um atendimento humanizado e de um desejo incessante de crescimento em quantidade e qualidade de serviços. Gostaria de ser reconhecido como um profissional que consegue fazer com que cada colaborador diga que ama trabalhar na Santa Lúcia Drogarias.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

O líder deve inspirar, ser parte orientadora do caminho e projetar seus liderados. Entendo que agindo dessa forma o ecossistema da empresa sempre vai caminhar em harmonia mesmo em meio aos diversos desafios de ser um líder empresarial hoje em dia.

 

Quais são as boas práticas da sua governança? 

As minhas práticas passam pela transparência entre todas as áreas da empresa, melhoria nos procedimentos que visam a elaborar demonstrações contábeis e financeiras de maneira clara e precisa e sempre cumprir os objetivos por meio de parâmetros que funcionam como um código de conduta corporativo.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos? 

A pauta deve ser de inovação, tecnologia, liderança e melhores práticas pensando sempre no cliente e no colaborador.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Capacitar, otimizar processos, contratar equipes sempre e cuidar de cada liderado. A pandemia também foi um grande desafio. Mas vencemos e fizemos o nosso melhor para cuidar da saúde do capixaba. Cada fase é um desafio e cada desafio, uma oportunidade de crescer juntos.

 

Ser líder é… ser visionário.

Patrocínio