Sergio Carone: “colocar-se no lugar do outro é fundamental para a sintonia do time”

O ano de 2023 foi de muitas mudanças internas e melhorias para o Grupo Carone, que segue em expansão. Com a bandeira do Supermercados Carone, a rede chega ao estado do Rio de Janeiro, na região dos lagos Cabo Frio. Além da inauguração dessa nova unidade do Carone, haverá, em 2024, um novo centro de distribuição, que auxiliará ainda mais na logística do grupo.

Sergio Nagib Carone é diretor vice-presidente Comercial e de Operações do Grupo Carone e foi eleito líder em das categorias: Supermercado Varejista e Supermercado Atacadista. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.

 

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado? 

Para mim, liderar é estar junto, é acompanhar o processo como um todo, é ser presente e atento com tudo que acontece com a equipe.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?  

Acredito que fui eleito não por mérito meu, mas sim pela equipe com que trabalho, que se empenha e se dedica a cada dia para entregar sempre o melhor daquilo que fazem.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora da empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder? 

Deve estar muito atento às movimentações de mercado, num cenário globalizado, com o desenvolvimento de tecnologias e meios de comunicação frequentemente estimulados, levando-o à propagação da informação de maneira assertiva e instantânea.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso? 

Uma liderança positiva e que motiva, que provoca e estimula os colaboradores a exercerem suas atividades com um sorriso no rosto.

Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time? 

Empatia. Colocar-se no lugar do outro é fundamental para que o time esteja sempre em sintonia.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem? 

É reflexo de muito trabalho e esforço para a empresa chegar onde chegou hoje. Quero que continuem enxergando uma pessoa que não tem medo de trabalhar pesado e que não tem medo de desafios.

Patrocínio