Sérgio Pereira: “honestidade e integridade, não se negociam”

Sérgio Pereira, presidente e CEO da Cia Cacique de Café Solúvel

O presidente e CEO da Cia Cacique de Café Solúvel, Sérgio Pereira, é graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de São Paulo e cursou MBA na Stern School of Business da New York University, nos Estados Unidos. Iniciou na Cacique em 1972, quando ainda era estudante na USP, no então Departamento de Exportação. Foi transferido para Nova Iorque, onde abriu os escritórios da Cia. Cacique, atuando diretamente junto aos clientes nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Em 1992 assumiu a recém-criada Diretoria de Marketing Internacional, sendo responsável por todas as operações Internacionais da Cacique. Em 2002 foi eleito para o Conselho de Administração da companhia, tendo se tornado presidente e CEO em 2019.

Sérgio Pereira é membro da National Coffee Association (NCA), entidade representativa das empresas de café nos Estados Unidos, tendo sido diretor da entidade por 15 anos. Também foi diretor, vice-presidente, e presidente, entre 1984 e1985, da Brazilian-American Chamber of Commerce, em Nova Iorque, onde ainda é bastante ativo como membro de diversos comitês e cochairman do Comitê Executivo da BACC.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória? 

Devido à generosidade capixaba, mas principalmente pelo trabalho e dedicação dos nossos mais de 220 colaboradores no Espírito Santo. Essa equipe valorosa e competente faz com que seja possível à Cacique manter a liderança na produção e exportação de café solúvel, agora também produzido na unidade de Linhares, com matéria-prima 100% do Espírito Santo.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

É trabalhar em equipe, ouvir nossos colaboradores e procurar entender seus anseios e aspirações.

 

Liderança também é verdade. Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

Competência, é possível atingir. Honestidade e integridade, não se negociam.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

Minha inspiração vem de um grande desejo de fazer sempre o melhor, procurando atingir as metas da empresa. Gostaria de ser reconhecido como um motivador de nossos colaboradores.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

Temos trabalhado bastante nos últimos três anos no ESG. Esses três pilares estão presentes em todas as nossas decisões e no nosso dia a dia. Nossa preocupação constante com o meio ambiente por meio de práticas saudáveis no processo produtivo e nosso cuidado e responsabilidade social com nossos colaboradores, suas famílias e as comunidades onde atuamos, aliados a uma política saudável de governança e inclusão, são hoje uma realidade na Cacique.

 

Quais são as boas práticas da sua governança? 

A Cacique pratica um alto nível de governança corporativa, com ênfase na inclusão social por meio de políticas não-discriminatórias de toda natureza em suas atividades.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Para mim, cada dia é um novo desafio. É um recomeçar constante. Sejam eles grandes ou pequenos, todos os desafios levam a conquistas. Durante minha carreira na Cacique, tive a oportunidade de expandir a nossa presença em países e regiões ainda não desbravadas. A Cacique está hoje presente em mais de 40 países, nos cinco continentes. Visitei pessoalmente muitos deles, procurando entender as peculiaridades de cada país, região e mercado para que pudéssemos melhor atender as necessidades de cada um deles.

 

Em uma palavra: ser líder é… inspirar.

Patrocínio