PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Gustavo Ribeiro - Marca Ambiental

O diretor da Marca Ambiental foi o vencedor na categoria Líder em Empresa Ambiental com 46,85% dos votos

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Apaixonado pela profissão, Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental, é o que podemos chamar de líder do futuro. Apesar da pouca idade, apenas 32 anos, já direciona todo o foco em uma meta ousada para os próximos anos: tornar a empresa a melhor e mais completa em tratamentos de resíduos do Brasil.

Nos momentos livres, faz questão de realizar duas de suas atividades físicas prediletas: correr e disputar uma partida de futevôlei. Torcedor do Botafogo, gostaria de ter sido um jogador de futebol profissional, mas como se dedicou a carreira de engenheiro, a prática do esporte é apenas para colocar a atividade física em dia e desfrutar da companhia de amigos. 

Aliás, é ao lado dos amigos que Gustavo Ribeiro gosta de dedicar parte do seu tempo. Seja em uma reunião informal, durante uma viagem ou curtindo a noite capixaba. 

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Outro hobbie indispensável é a leitura. Com a meta de ler um livro por mês, ele se dedica a obras de gestão, biografias e relacionadas a filosofia. Dessa forma, faz questão de listar que os livros "A Revolta de Atlas", de  Ayn Rand, "Dobre seus Lucros", de Bob Fifer, e "O que Importa é Resultado", que aborda o pensamento e a trajetória de Vicente Falconi, são os mais importantes em sua trajetória.

Focado na profissão, pretende realizar um curso de MBA em uma grande universidade do exterior nos próximos anos. Além disso, afirma que na busca de aumentar o repertório de conhecimento, sempre faz questão de estar próximo a pessoas que estejam aptas a troca de experiências profissionais. 

É com a certeza que desenvolve um trabalho pioneiro em soluções ambientais que o diretor-geral da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro, busca o crescimento profissional, e da empresa, sempre com um olhar para o futuro. 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, e pós-graduado em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gustavo  acredita que a liderança começa pelo exemplo e que sucesso da empresa está diretamente ligado aos colaboradores, que sempre buscam maior eficiência no serviço e qualidade no atendimento ao cliente.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?
O estilo de liderança baseado pelo exemplo, com humildade e vontade de melhorar sempre. Mostrar para os liderados que o resultado da empresa é fruto de toda equipe e que as sugestões de melhorias devem ser dadas e ouvidas por todos independente da hierarquia. Buscar pessoas talentosas, com cabeça de dono, que tenham sonho grande e capacidade de execução. Estar disposto para aprender com os erros e simplificar as soluções.

Quais são as perspectivas para o futuro do setor de atuação?
O segmento de resíduos está em grande evidência. Estamos passando por um momento que as pessoas estão se tornando mais conscientes e se sentindo mais responsáveis pela sua atitude. E isto reflete nas empresas e consequentemente no nosso segmento. A tendência no nosso setor é cada vez mais se desenvolver no sentido de reaproveitar ao máximo o que for gerado. O conceito é que o resíduo ao invés de ser simplesmente descartado, tenha outras utilizações. A ideia de economia circular e logística reversa é reutilizar ao máximo a geração de resíduo transformando em algum produto, como por exemplo energia, adubo orgânico, agregado da construção civil, materiais reciclados em geral e grão de borracha proveniente de pneu. O grande desafio para que isso aconteça é encontrar soluções e tecnologias que tenham viabilidade financeira. As soluções existentes no Brasil ainda são de baixa capacidade e pouco representativas frente a geração total de resíduos. Já as tecnologias de grande capacidade necessitam de investimentos elevados que inviabiliza o negócio. É importante unir todos os atores do processo e construir um bom plano de negócio sustentável tecnicamente e financeiramente.

Pontos moeda