Chef Edd Campos aponta erros e acertos na realização do churrasco perfeito

Chef de Família

O chef Edd Campos, especialista em “fogo de chão” e “parrilla”, apontou, a convite do Folha Vitória, os principais erros de um “churrasqueiro de fim de semana”, e também algumas dicas para tudo sair perfeito em sua confraternização.

Fornecedor
Para o chef, o fato do consumidor não conhecer o básico sobre carnes, faz com que vá até o açougue e fale: gostaria de uma carne para churrasco. Apesar de todos os cortes servirem para preparo, isso não quer dizer que todos são recomendados para um churrasco.

Cortes
Outro erro comum é achar que todo corte é igual. Assim como em tantos outros produtos, na carne também há vários fatores que determinam se uma carne é ruim, boa, excelente ou premium. Fatores como genética e manejo (alimentação, pasto ou confinamento), são fundamentais. Mas como saber tudo isso? Pesquisar e se informar a cerca do frigorifico que está comprando pode ser uma solução fácil.

Carne de Primeira
O chef ainda reforça que, se você compra uma picanha, não significa que está comprando carne de excelente qualidade. “Lembre-se, se o boi for de primeira , todos os cortes dele serão, se o boi for de segunda, todos os cortes dele também serão. Não existe corte de primeira ou de segunda, existe boi de primeira e boi de segunda”, ressalta.

Equipamentos
Um erro comum é a pessoa não usar o equipamento ideal ou não estar preparado para operar/manusear a churrasqueira disponível. O tipo de grelha, espeto e churrasqueira, além da utilização do carvão ou lenha, tudo isso irá influenciar no resultado final do churrasco. Outro ponto importante é o padrão dos cortes. Vai utilizar grelha ou espeto?

Gato por Lebre
O chef Edd Campos também dá duas dicas importantes para fazer um churrasco perfeito. A primeira delas é comprar somente em local onde conheça o açougueiro ou possua uma boa relação de confiança. Dessa forma, as chances de levar “gato por lebre”, ficam reduzidas. Outra dica é comprar as carnes em “boutiques de carne”. Esse tipo de loja possui uma infinidade de opções, facilitando o preparo.

Live

Quer saber mais sobre como fazer um churrasco perfeito? O chef Edd Campos participa nesta sexta-feira (17), de uma live através do Jornal Online Folha Vitória, às 17 horas. Na transmissão, irá comentar sobre sua participação no reality Chef de Família e também técnicas de preparo de carnes em “fogo de chão” e “parrilla”.