Conheça Raul Carvalho, finalista do reality Chef de Família

Chef de Família

Thamiris Guidoni

Raul Carvalho tem 33 anos e mora em Vitória | Foto: Pedro Cabral

Coração acelerado, ansiedade, e as expectativas lá em cima!  😍  Neste sábado, dia 18 de novembro, acontece a grande final do reality Chef de Família. A partir das 14 horas, na TV Vitória/ Record, vocês vão poder acompanhar a disputa entre Raul Carvalho e Aline Camargo.

Ele é extremamente competitivo, determinado, e se tem uma coisa que gosta, é de um DESAFIO! E vamos combinar que durante a 6ª temporada do reality, isso não faltou. 😎

Aos 33 anos, o cachoeirense tem experiência na cozinha profissional. E eu bati um papo com ele sobre essa trajetória no programa e também sobre o grande dia: a final. Confira:

E durante o nosso bate-papo, impossível não sentir o amor pela gastronomia | Foto: Pedro Cabral

Qual foi o momento mais memorável para você durante essa  jornada no programa?

Tive vários momentos que considero memoráveis, mas acho que a prova que fiz o gnochi com molho thai foi incrível. O sentimento que eu consegui colocar no prato foi SURREAL!

Qual foi o desafio mais difícil que você enfrentou no reality e como você superou?

O “medo” das câmeras foi o maior desafio. Estar em um estúdio com várias pessoas  e câmeras é muito diferente do ambiente que tenho hoje, mas tentei esquecer que elas estavam lá, e foquei no trabalho que tinha que executar.

Há alguma criação específica que você fez ao longo do programa da qual você se orgulha particularmente?

Tive vários pratos autorais no programa, usei muita técnica, estudo e coloquei o meu repertório pra jogo.
Me orgulho muito do veloute de moqueca. É um prato que ensino no meu curso online, e como outros pratos, também é autoral. Gosto de usar o tradicional, mas sempre unindo ao moderno.

Quais habilidades ou técnicas culinárias você aprimorou durante o programa?

O trabalho em equipe foi uma das habilidades que tive que aprimorar, versatilidade e repertório de receitas também foi algo que trabalhei bastante. Tínhamos pouco tempo pra decidir qual receita fazer, e o controle de tempo, por mais que no restaurante esse controle seja rígido, no reality a pressão é maior!

Quais são suas maiores influências na culinária e como isso se reflete nas suas criações?

Me inspiro na atualidade sem esquecer de quem iniciou isso tudo. Tenho como inspiração o chef Juarez Campos, uma ‘enciclopédia’ viva da gastronomia capixaba. O mestre Paul Boucuse e o chef Laurent Suaudeau, que também são da velha guarda da gastronomia. O chef Pedro Faria, um chef e amigo que tive a honra de trabalhar.Luís Felipe do Evvai em SP, chef estrelado com quem eu tive a honra de dividir a cozinha. Rubens Catarina, pessoa de grande sabedoria com quem também dividi a cozinha.

Como você equilibra a consistência em suas criações com a busca constante por inovação?

Eu busco me qualificar e entender qual é a tendência do mercado gastronômico na atualidade, vou aprimorando e adaptando receitas mundiais, novas técnicas, e conceitos para o meu público.

O que você planeja fazer com a visibilidade que o programa trouxe para a sua carreira?

Pretendo explorar ao máximo essa visibilidade. Acabei de assumir a chefia de um restaurante novo, quero despontar na gastronomia capixaba e ser reconhecido pelo meu trabalho, e essa visibilidade do Chef de Família vai ajudar na conquista desses objetivos.

De que forma você acha que evoluiu como chef ao longo da competição?

Na competição, a meu ver, mantive uma constância bem legal, obviamente tive altos e baixos, mas na média me mantive entre os favoritos, mas a evolução vai além da competição, evoluí como profissional, nas análises críticas, e pessoais minhas.

Como você lidou com o feedback dos jurados, especialmente em situações críticas?

Essa é uma parte que foi bem difícil. Na hora a gente fica com raiva né?! Mas depois para pra refletir: não é o meu paladar que o prato tem que agradar, é o paladar do jurado. Eles julgam com o paladar e experiência deles, e sim, eu errei! Então, no calor do momento fiquei revoltado em algumas provas, mas depois foi de boa.

Quais são suas maiores fontes de inspiração ao criar novos pratos?

Minha família é a maior fonte de inspiração. Eu quero fazer sempre comida que toque no coração deles, e que eu consiga transportar todo meu sentimento para o alimento. Meus livros (tenho bastante) e cursos também são fontes de inspiração.

Como essa experiência impactou você pessoalmente e profissionalmente?

Foi uma experiência muito louca, e que me fez refletir sobre muitas coisas, tanto pessoais quanto profissionais.

A grande final do reality Chef de Família vai ao no próximo sábadodia 18 de novembro, na TV Vitória/Record, com transmissão pelo Jornal Online Folha Vitória, depois do Balanço Geral, às 14 horas.