Café na confeitaria pode? Deve!

Mais Doce

Ele é paixão nacional. Ah, um cafezinho tem seu lugar, não é mesmo? De manhã, depois do almoço, de tarde… E também na confeitaria! Quer saber como? Pegue sua xícara e leia aqui.

Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café. Popular em todos os continentes, a bebida é a segunda mais consumida no mundo inteiro. Por aqui, no Espírito Santo, temos motivos ainda mais especiais para celebrar a data.  O estado é um dos maiores produtores de café do país, responsável, inclusive, pela exportação de cafés totalmente regionais, do plantio à fábrica.

Presente em 98% dos lares brasileiros, o café é tradicionalmente consumido no Brasil na versão quente – o famoso “cafezinho”. Mas há quem aposte em incluir o grão na confeitaria e no preparo de bebidas geladas, com ou sem álcool. E, claro, é nesse grupo que a gente também está!

Matheus Barcelos, que é um dos fundados da Boden, um clube de assinatura e e-commerce de cafés especiais, explica que, para esses casos de uso culinário, o ideal é que sejam usados os cafés especiais.

“Um café especial é menos torrado e apresenta menos impurezas e um amargor menor. Quando muito torrado, o café fica amargo. Cafés especiais conseguem imprimir presença e sabor, mas sem o amargor”, explica.

Segundo Matheus, hoje é mais comum que se use o café arábica como especial. De acordo com ele, o arábica é uma fruta doce e o uso desse café na confeitaria faz a receita ficar mais leve. “Eu mesmo experimentei um brigadeiro de café e achei maravilhoso, não sabia que dava tão certo usar café em doces!”

Em doces e em drinques! Algumas bebidas com café podem ser uma boa pedida para os amantes de tradicional cafezinho. Confira a seguir algumas receitas desenvolvidas pela fábrica de café Numero Um práticas para experimentar uma nova versão do tradicional café.

Caipirinha Numero Um

Ingredientes

40 ml de café Numero Um extraforte

4 pedaços de limão Tahiti

2 pedaços de limão siciliano

1 colher de sopa rasa de açúcar

50 ml de cachaça

Modo de preparo

Em um copo long drink, amasse o limão com açúcar, despeje a cachaça e as pedras de gelo. Misture um pouco com a colher. Em um copo separado, coloque gelo e 40 ml de café Numero Um para baixar a temperatura bem rápido. Despeje o café no drink e pronto!

 

Cranberry com café

Ingredientes

40 ml de Café Numero Um

80 ml de suco de cranberry

1/2 limão espremido no copo

20 ml de refrigerante de gengibre

Modo de preparo

Despeje todos os ingredientes em um copo long drink. Deixe o café por último, lembrando que ele deve ser resfriado com gelo antes. Isso serve para que ele concentre o sabor no líquido e não dilua com o derretimento do gelo. Mexa com uma colher e pronto! Para a versão alcóolica, substitua 50 ml de suco de cranberry por 50 ml de vodca.

 

Espresso Martini Numero Um

Ingredientes

40 ml de Café Numero Um

25 ml de licor de ervas

50 ml de vodca

Grãos de café torrado

Modo de preparo

Coloque a vodca, o licor e extraia o café diretamente na coqueteleira. Complete com bastante gelo para evitar que ele se derreta e dilua o drink. Bata bem na coqueteleira para formar uma espuma densa e cremosa. Sirva em uma taça Martini e decore com grãos de café Numero Um Espresso Gourmet.