Em busca da Banoffee perfeita: perdeu o 5º episódio do Mais Doce? Vem que a gente te conta!

Mais Doce

Chegou a vez do 5º episódio da 4ª temporada do reality Mais Doce, da TV Vitória|RecordTV; como o tempo está passando rápido! A adrenalina continua e só aumenta e, neste sábado (03), foi a vez dos competidores trabalharem uma receita inglesa que virou queridinha no Brasil: a Banoffee.

Neste episódio não houve eliminação, mas as duplas pontuaram de forma que pode ser decisiva para garantir a permanência no próximo episódio. As duplas, formadas no episódio do arroz Sepé, foram Ruan e Kakula; Cíntia e Laura; Flávia e Renata; que também tiveram um desafio às cegas valendo um ponto.

Desafio sensorial Premier

Para começar a brincadeira, a prova sensorial fez com que cada dupla tentasse adivinhar, pelo tato e olfato, temperos da linha Premier. Os participantes ficaram vendados e tiveram dois minutos para tentar acertar qual o tempero correto. A dupla vencedora foi a da cor rosa, composta por Laura e Cíntia. Confira os palpites das meninas, que acertaram, no total, quatro temperos:

  • Cíntia – Acertou cravo e canela em pó; errou ervas finas (o certo era erva doce);
  • Laura – Acertou noz moscada e pimenta do reino; errou cardamomo em pó (falou gengibre);

Hora do jogo!

Seguindo com o programa, as três duplas colocaram a mão na massa para surpreender os jurados: Juliana Marculano, jurada técnica fixa; Danilo Guerini, vencedor da 3ª temporada do Mais Doce; e Priscila Madeira, confeiteira profissional.

Ao final da prova, a pontuação de cada dupla seguiria a regra: o primeiro lugar ganhou 3 pontos; o segundo 2 pontos; e o terceiro apenas 1 ponto. Lembrando que Laura e Cíntia já iniciaram o desafio com um ponto extra!

Veja o que foi preparado pelas duplas como releitura da receita:

  • Kakula e Ruan (marrom): “A gente vai fazer uma Banoffee desconstruída, com a junção de três inspirações: a cheesecake, o italiano tiramisu e a própria Banoffee; vamos misturar um pouquinho de cada uma para fazer uma receita inspiradora e marcante. Também vamos fazer uma versão com abacaxi em vez da banana”, disseram. Observação: acabou que a dupla preferiu não entregar a versão com abacaxi para avaliação dos jurados.
  • Laura e Cíntia (rosa): “Vamos fazer uma releitura da Banoffee, lembrando que ela carrega banana com toffee e tem originariamente uma estrutura básica de biscoito. Queremos reinventar cada item: em vez de biscoito pronto, uma paçoca artesanal para dar uma crocância; usaremos caramelo salgado de flor de sal e uma banana flambada com especiarias. Por cima iremos com um chantilly de queijo parmesão, para que tudo fique bem harmônico e surpreenda os jurados. Também pensamos em um toque especial, que vai ser uma casca de chocolate meio amargo”, afirmaram.
  • Flávia e Renata (azul): “Vamos fazer uma Banoffee inspirada no doce mil folhas. Será à base de massa folhada, com creme de banana, caramelo com especiarias e uma quenelle de chantilly com baunilha. Quenelle é o nome de um processo que se faz com o creme, em que vai modelando na colher”, apresentaram.

O voto dos jurados

Priscila Madeira: “Nossa, que difícil essa missão, meu Deus. Sobre o doce do Ruan e do Kakula, foi o primeiro que provamos, e posso dizer que há defeitos na receita, mas também qualidades que encontramos. Estava bom, mas senti falta de um caramelizado, de uma cor. Mas a farofinha por cima estava sensacional, ganhou o coração, eles usaram gengibre e alecrim fresco. Eles se arriscaram, mas souberam o que fazer e acertaram”, disse.

Danilo Guerini: “Vou falar da equipe rosa e estou nervoso, me sentindo na pele de vocês. A proposta que elas trouxeram de releitura eu gostei bastante, ficou muito bonito e o sabor também ficou ótimo, porém deixaram um pouco a desejar na cobertura de chantilly, que passou do ponto e ficou quase uma manteiga. Então fica a dica de prestar atenção para não cometer esse tipo de erro, mas, no geral, eu gostei bastante”, afirmou.

Juliana Marculano: “Sobre Renata e Flávia, posso falar que o doce chamou muito a atenção visualmente. Sou muito suspeita pra falar da Banoffee e de longe a apresentação delas realçou entre os participantes, ficou muito bonito o conjunto. Dava muita vontade de comer! Apesar disso, deixaram um pouco a desejar no recheio. O sabor e a textura ficaram um pouquinho desagradáveis, não trouxeram aquele prazer. Mas a crocância das camadas já ficou boa. Bom, o que deu o destaque foi a montagem e o conjunto ficou um charme”, ressaltou.

Hora de anunciar o resultado

Na hora de anunciar o resultado, a incumbência de anunciar o segundo lugar ficou com a jurada Priscila. “Avaliando os três, posso falar que ficaram excelentes, arrasaram na prova. E o segundo lugar hoje vai ficar para as nossas menininhas do grupo rosa. Com isso, elas recebem dois pontos e ficam com três no total, por conta do desafio sensorial”, afirmou.

Na hora de dizer qual dupla mereceu o primeiro lugar, Danilo Guerini foi objetivo e disse que quem ganhou a prova foi a marrom, composta por Kakula e Ruan, que levou os 3 pontos e empatou com a dupla rosa. Consequentemente, a dupla que perdeu o desafio foi a da Flávia e da Renata, que ficaram com 1 ponto.

E não parou por aí: Kakula e Ruan, por terem feito a melhor Banoffee, ganharam o cartão dourado Colibri, que corresponde a uma vantagem na próxima prova. Ou seja, no próximo episódio, os dois terão 10 minutos a mais para preparar a receita, o que será muito importante para definir quem vai para a última etapa do programa.