Sepezinho e nova embalagem do Arroz Sepé trazem inovação e identidade ao produto

Mais Doce

Que o arroz  faz parte do dia a dia do brasileiro todo mundo já sabe, mas para o capixaba ele é ainda mais especial, porque quando a gente pensa em arroz o primeiro que vem à cabeça é o Sepé.  A marca é mais lembrada no Estado há nove anos consecutivos no prêmio Marcas Ícones.

E para consagrar ainda mais essa memória afetiva já criada no Espírito Santo, o Arroz Sepé está com uma nova cara. Uma nova embalagem e um Sepezinho completamente reformulado foram lançados neste ano.

“Durante toda sua trajetória as embalagens do Sepé passam por mudanças significativas, aproximadamente de 10 em 10 anos. Essa nova cara que a marca ganhou é para tornar a identidade do Arroz Sepé ainda mais nossa. Somos conhecidos há muito tempo como o ‘arroz do indiozinho’, e quisemos dar vida a ele”, afirmou a assessora de comunicação da Cotrisel, Juliana Graebner.

Nós batemos um papo também com o designer responsável pela novidade, e ele contou como foi todo o processo.  “Sepé foi um guerreiro indígena brasileiro e símbolo de luta e coragem na história no País. E o intuito de criar ele como o Sepezinho, uma criança por volta dos seus 8 a 10 anos, é mostrar a figura do herói que ele foi, uma inspiração para todas as gerações”, contou Giuliano Cogo, diretor e designer da Zaveo Design Estratégico.

O trabalho de reformulação da logomarca e do mascote durou cerca de seis meses: começou em julho e a primeira finalização aconteceu em dezembro de 2021. “Hoje todo o trabalho de ilustração já nasce no digital, tudo é desenhando em computadores e tablets, isso facilita muito o trabalho e faz a entrega ser mais rápida. A nova cara do arroz Sepé melhorou a legibilidade, no logotipo foi incluído a palavra ‘arroz’. O Sepezinho ganhou movimento nos cabelos, detalhes mais realísticos, com referências na cultura dos mangás, os desenhos orientais”, detalhou Giuliano.

História

Antigo logo do Arroz Sepé que trazia o índio em 2D

Para contar a história do Sepé, a gente precisa voltar para os anos de 1950, quando um grupo de agricultores de São Sepé, no Rio Grande do Sul, se uniu para encontrar uma nova alternativa de venda dos seus produtos. Assim surgiu a Cotrisel, a Cooperativa Tritícola Sepeense.

Já na década de 80, o Arroz Sepé passou a ser comercializado e distribuído para vários estado e hoje está presente em 13 deles. E, graças ao trabalho dos agricultores a cooperativa é listada como uma das 1000 maiores do país.

Tradição aliada à novidade

E o Sepezinho agora se prepara para novas aventuras. Isso porque está em fase de desenvolvimento a nova identidade da linha gourmet do Arroz Sepé. “Desde o dia do lançamento te sido bacana a repercussão do Sepezinho, as pessoas tem aceitado muito bem a figura dele. Agora temos uma cara e uma identidade que vai ser trabalhada ao longo dos anos em muito conteúdo”, finalizou Juliana Graebner.