Vai um Red Velvet? Descubra como surgiu o bolo e como faz para obter o tom avermelhado

Mais Doce

A semifinal do reality Mais Doce está prestes a acontecer (17), às 14h, na telinha da TV Vitória | RecordTV, e sim, nós viemos com spoiler! Quem é que não se apaixonou pelo Red Velvet, que já caiu no gosto popular do brasileiro?

Essa vai ser a vez do enfrentamento de Cíntia, Laura, Flávia e Renata, cada uma por si, produzindo um bolo “veludo vermelho”, como diz a tradução. Já que estamos falando do assunto, que tal explicarmos melhor do que se trata essa tradição da confeitaria?

Sobre essa fofura avermelhada, a professora universitária e consultora de confeitaria, panificação e gestão de eventos, Andrea Souto, contou que há uma longa história por trás do que vemos hoje.

“Esse bolo começou a aparecer de forma mais recente. Começou a ser usado cacau nos bolos, para deixar uma textura aveludada. Só que no pós-guerra, com escassez de ingredientes, começaram a substituir o açúcar por beterraba – não pelo açúcar de beterraba, que é branco – o que deixava o tom vermelho. E com cacau, deixava mais aveludado”, iniciou.

À época, as farinhas eram mais puras, sem tanto processamento químico. Por conta disso, a confeiteira afirma que o simples uso da beterraba deixava o bolo vermelho. No entanto, hoje, se for utilizada a farinha industrial com beterraba, a cor obtida será o marrom, por conta da reação que ocorre com os componentes químicos. “Já fiz teste no laboratório da universidade, usando a farinha orgânica (sem aditivos químicos) e beterraba, fica vermelho!”, disse.

Por um tempo, segundo Andrea, esse bolo ficou esquecido, mas, uma campanha muito grande de uma empresa americana de corante alimentício resgatou a receita e levou para todo lugar, para vender corante.

“O movimento ficou muito forte e começou a gerar interesse e a se fazer mais o bolo, com corante e sem beterraba. Começou a ser colocado na receita o buttermilk, para deixar mais fofinho, já que muito corante deixa mais seco. O buttermilk é o soro do creme de leite, que, batido, vira uma manteiga. O soro é ácido e deixa a massa do bolo mais fofa”, acrescentou.

De acordo com a professora, o boom do Red Velvet veio com a série ‘Sex and the city’, em que as protagonistas iam comer no Central Park, em Nova Iorque, o cupcake de red velvet, na Magnolia Bakery. “A série fez muito sucesso no mundo e então o red velvet foi sendo resgatado. Nessa época veio o cream cheese, que até então não se usava nesse bolo. Mas, sinceramente, fazê-lo com beterraba e farinha orgânica fica lindíssimo!”, destacou.

A confeiteira e jurada em diversas provas desta quarta temporada do programa, Julia Candeias, também deu um parecer sobre o red velvet. “O tom ‘bordeaux’ esconde sabor de chocolate. O creme branco é o perfeito oposto complementar: baunilha. Mas não enjoa. A base dele hoje é o cream cheese”, afirmou.

A cor da massa, segundo Candeias, começa com a mistura de alguns ingredientes, mais especificamente vinagre, leitelho (buttermilk) e cacau. “Mas isso é só uma parte. A reação química está longe de ser a principal responsável pelo tom. O mais comum é o uso de corantes, que podem ser artificiais ou naturais, como o sumo de beterraba reduzido”, explicou a confeiteira.

“Conta a história que foi no século 20 que surgiu o Red Velvet, que já tinha uma cor avermelhada por conta da reação dos ingredientes ácidos. Devido a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, o chocolate estava em falta, então outra opção seria ferver a beterraba e colorir, até porque comprar corante artificial naquela época era muito caro”, narrou.

Segundo ela, assim como disse Andrea Souto, também há a versão da história que fala de uma oportunidade enxergada pela empresa de corantes americana, a Adams Extract Company, isso depois que o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma legislação que liberava o uso de corantes alimentícios em 1938.

Vem acompanhar o programa!

Seja qual for a origem ou mesmo a forma de colorir, o fato é que as semifinalistas do Mais Doce precisarão suar a camisa para apresentar o bolo que mais impressione os jurados.

E se você nunca viu esse bolo, calma que está chegando a hora de conferir na telinha, no episódio que vai ao ar no próximo sábado (17)!

E além de conferir o episódio, fique de olho no Instagram @rededesabores para não perder nenhum detalhe e também conferir os bastidores dessa competição! E para ficar por dentro do que ocorreu no último sábado (10), acesse a aba “Episódios”.