Maratona do Rio: especialista dá dicas para evitar lesões durante a corrida

A Maratona do Rio, um dos mais tradicionais eventos de corrida de rua da cidade, estará de volta ao calendário no mês de novembro. Para os corredores que irão marcar presença na competição, o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Phelippe Valente Maia, aponta os principais cuidados para evitar lesões durante os treinos e no dia da disputa.

A pouco mais de duas semanas para a realização do evento, o especialista alerta para os riscos de lesões provocadas por treinos muito intensos nessa reta final. “É importante que os corredores desacelerem o ritmo de treinos mais pesados e façam apenas aqueles que já são parte de sua rotina”, explica o ortopedista.

Ele ressalta ainda, que é preciso dar ênfase aos trabalhos de fortalecimento, aquecimento e alongamento muscular, que devem ser realizados antes e depois dos exercícios.

O médico detalha que, em corridas muito longas, é comum que os atletas sofram algum tipo de lesão. Entre as principais, ele destaca a muscular, a do tipo inflamatória – que pode surgir após o período da prova – e a chamada fratura por estresse, ocasionada pelo impacto durante a corrida. Todas elas atingem, principalmente, os pés, tornozelos, joelhos e coluna.

Para garantir o bom desempenho durante o percurso de 42km, é importante estar atento à preparação que antecede a largada: exercícios de alongamento e aquecimento não devem estar restritos aos treinos e são fundamentais antes da prova.

Outros cuidados também são decisivos para o sucesso na corrida. Segundo o especialista, não é hora de testar um novo tênis: o atleta deve escolher aquele que já está habituado a usar. O mesmo vale para a alimentação, que deve incluir apenas itens que já fazem parte do consumo de rotina. Manter-se hidratado durante todo o trajeto também é fundamental.

Para os atletas que já tiveram Covid-19, a boa notícia é que não existe preparação diferenciada: a recomendação é a mesma feita para os demais. “Uma vez que esse atleta está devidamente recuperado da doença e treinado para percorrer os 42 km, os cuidados para a realização da maratona são os mesmos”, esclarece o ortopedista.

Como garantir o bom desempenho na Maratona do Rio?

  • Nas semanas que antecedem a competição, evite treinos muito intensos e faça apenas aqueles que já são parte de sua rotina.
  • Exercícios de alongamento e aquecimento são fundamentais antes da prova.
  • Não teste nada novo: isso vale para o tênis que será usado na corrida e para os alimentos consumidos antes da prova.
  • Beba bastante água! A hidratação durante todo o trajeto é essencial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *